A partir da Prova Diagnóstica, realizada pela Prefeitura de Aracaju nas suas 44 unidades de Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) obteve dados relevantes para o desenvolvimento de ações que visam potencializar a aprendizagem. As avaliações foram aplicadas em março, na primeira semana de aula do ano letivo de 2022.
As escolas já podem consultar os resultados da Prova Diagnóstica. É só acessar o Sistema Municipal de Acompanhamento da Aprendizagem de Aracaju (SIMAAju), com login e senha de cada diretor escolar, e buscar os primeiros dados obtidos das médias em Língua Portuguesa e Matemática, por turma e, nominalmente, por aluno.
Lá estão o percentual de acertos e erros de cada estudante e, ainda, quais os itens de prova que tiveram maior número de marcações. Se, por exemplo, no 5º ano A, a questão de Língua Portuguesa teve um item com maior número de respostas, a orientação é que o professor possa analisar e fazer as devidas intervenções pedagógicas.
Coordenador de Ensino Fundamental da Semed, Evilson Nunes explica que sua equipe já está realizando uma análise mais minuciosa desses resultados, para dar as devolutivas detalhadas para as unidades de ensino. Ele conta que, apesar de algumas medidas já estarem sendo praticadas pela Educação de Aracaju, para reforçar a aprendizagem, antes mesmo destes dados, outras ações já serão postas em práticas a partir da próxima semana.
“Desde o retorno das aulas presenciais, e em razão dos dois anos de aulas remotas, por conta da pandemia, sendo norteados, ainda, pelos resultados do Sistema de Avaliação do Estado de Sergipe (Saese), intervenções pedagógicas já vêm sendo realizadas pela Educação de Aracaju, antes mesmo dos resultados da Prova Diagnóstica. As ações já promovidas incluem a entrega dos cadernos didáticos do Educaju, concluída no início deste mês de abril, e a formação de tutores para auxílio dos alunos com mais dificuldade. Esses tutores, inclusive, já estão atuando nas salas de aula”, relata Evilson.
Foi realizado um mapeamento com os alunos que tiveram 40% ou menos acertos na avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa, do 3º ao 5º ano, por escola, e estes receberão um caderno extra do Educaju, com atividades específicas para a recuperação da aprendizagem.
Na segunda-feira (25), será iniciada uma série de reuniões com as escolas, por regiões, para traçar estratégias de recomposição da aprendizagem junto às direções e às equipes pedagógicas. A primeira região será a sétima, que compreende as unidades de ensino dos bairros Santa Maria e 17 de Março. Na ocasião, serão apresentados os resultados detalhados da Prova Diagnóstica, fazendo um cruzamento de dados com a avaliação Saese.
“Estamos em processo de análises pedagógicas para apresentar por grupos de escolas, por dificuldades semelhantes. Para cada dificuldade, serão adotadas medidas para solucioná-las. Neste momento, portanto, será realizada uma intervenção mais pontual, de acordo com as unidades de ensino e regiões mais críticas, em termos de desempenho, nas avaliações. Nosso objetivo é auxiliar na melhoria do ensino e da aprendizagem, minimizando os impactos que as medidas de isolamento possam ter causado na aprendizagem deles”, ressalta a secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite.
Inicialmente, a escola vai verificar, por estudante e por turma, qual o percentual de acerto de cada e, assim, a unidade escolar já pode observar em quais habilidades seus alunos têm mais dificuldade.
Mais à frente, na segunda etapa de divulgação de resultados, haverá divulgação mapeamento por região, com uma devolutiva pedagógica mais detalhada, indicando em quais habilidades os alunos tiveram mais dificuldades e quais estratégias podem ser adotadas para superar os desafios.
AAN