O expediente desta quinta-feira, dia 28, Dia do Servidor Público, começou de forma diferente na Prefeitura de Aracaju. Os servidores foram recepcionados pela prefeita em exercício, Katarina Feitoza, que aproveitou a data para presentear os funcionários e também celebrar os avanços conquistados ao longo dos anos.
Isso porque, segundo Katarina, uma das marcas da atual administração tem sido exatamente o reconhecimento e a valorização do que a administração pública possui de mais valioso: o servidor. “Não é à toa que trabalhamos pela construção de uma cidade humana, inteligente e criativa. Temos o humana na frente, porque valorizamos as pessoas, de modo especial as que fazem a gestão da cidade acontecer”, afirma a prefeita em exercício.
Atualmente, o quadro de funcionários do município conta com 9.733 servidores ativos e 4.657 inativos, além de 918 pensionistas. Desde 2017, todo o corpo técnico responsável pela vida funcional dos servidores se dedica ao reconhecimento dos direitos que estavam, por anos, represados. Após um esforço conjunto, a situação foi regularizada e, desde então, todos os servidores recebem seus direitos e benefícios de forma célere e sem perdas.
Para Katarina, isso é reflexo do entendimento da administração de propiciar condições de trabalho cada vez melhores aos seus servidores. “O reconhecimento dos direitos é mais um reflexo de uma gestão que se preocupa com a cidade, mas acima de tudo, valoriza diariamente seus servidores”, ressalta a prefeita em exercício.
Como forma de valorização, o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, também antecipou a folha de pagamento para o dia 27 de outubro, fazendo com que os funcionários do Município passassem a data com seus salários já na conta.
“É muito significativo estar prefeita no dia do servidor, dia de quem serve a população. Fui muito bem acolhida na Prefeitura, por Edvaldo, pelos secretários e pelos servidores, sempre com gestos de carinho. E agradeço muito por isso, assim como agradeço a dedicação de todos no trabalho diário junto à gestão. Vocês são peças fundamentais no bom andamento da cidade”, reforça Katarina.
Para o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio, o 28 de outubro é uma data de homenagem ao comprometimento, profissionalismo e dedicação de todos que compõem a Prefeitura, e que diariamente estão na linha de frente com a missão de atender com presteza.
“Por isso, desde o início, a gestão tem uma atenção especial com todos os seus servidores. Antes, o servidor precisava buscar seus direitos de forma judicial, mas, agora, a atual gestão paga esses benefícios administrativamente e de forma célere. Isso é uma demonstração de respeito e valorização”, garante o secretário.
O padre Marcelo Conceição esteve presente e promoveu a bênção dos servidores. “Que mais e mais trabalhemos para uma cidade mais humana, fraterna e justa, onde todos os aracajuanos possam sentir alegria de viver aqui, tendo serviços prestados exatamente por esses servidores que amam o que fazem. Então, que não nos falte amor por esta terra e por este trabalho”, reitera.
Arrumando a casa
A prefeita em exercício também falou sobre o trabalho interno que a administração realizou para “arrumar a casa” e poder garantir os direitos de cada servidor.
De 2017 até o presente momento, a Prefeitura já concedeu 3.471 adicionais por titulação e 7.911 avanços de letra. Também foi concedido a 568 servidores o adicional de insalubridade, somando mais de R$ 261 milhões. Além disso, mais de 1.174 servidores já tiveram o abono permanência concedido.
A Prefeitura também reparou uma situação antiga de indenização de licenças-prêmio e de férias que não foram pagas em gestões anteriores. Foram reconhecidos e pagos esses direitos a 5.556 servidores, somando mais de R$ 38 milhões.
Reconhecimento
Servidora do município de Aracaju há 30 anos, Maria do Carmo Santana não esconde a alegria de celebrar a data. “Este dia é muito importante para nós. É uma maravilha. Gosto muito de trabalhar aqui e poder comemorar”, afirma.
Também servidor, José Augusto do Nascimento trabalha como garçom na Prefeitura desde 1981 e se sente realizado. “É importante para nós, funcionários, me sinto bem com esse dia, é um reconhecimento”, diz ele.
AAN