Hoje, 8 de janeiro, utilizei a tribuna da Academia Sergipana de Letras, na Sessão Plenária Especial de entrega de Moções de Aplausos à Universidade Federal de Sergipe. Em meu discurso, parabenizei a Universidade Federal de Sergipe pela conquista do conceito 7 no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e conceito 5 nos Departamentos de Medicina de São Cristóvão e de Lagarto, lembrando que 7 e 5 são as notas mais altas.
Citei Boccaccio, que escreveu “Louvor a Dante Alighieri, autor da Divina Comédia”, reclamando que a Itália do século XIV não reconhecia e não valorizava Dante como ele merecia, diferentemente da Grécia antiga, que enaltecia os seus grandes.
Citei Sólon, que costumava dizer que o estado é semelhante a um homem com dois pés: o direito, que pune aqueles que não cumprem com a justiça, e o esquerdo, que beneficia aqueles que fazem o bem, reconhecendo e enaltecendo os feitos dos que são dignos de reconhecimento.
Também fiz referência ao Eclesiastes, destacando a frase “Alegra-te, jovem, na tua juventude”, enfatizando que a universidade é construída com a energia e o potencial do corpo discente, que será o futuro dos profissionais da área de saúde e medicina. Destaquei também o discurso proferido pelo Dr. Antônio Carlos Sobral Sousa, professor da instituição e confrade da Academia Sergipana de Letras, que fez um brilhante discurso de abertura.
Concluí destacando a Academia Sergipana de Letras, com 96 anos de existência, por reconhecer e entregar essa Moção de Aplausos à Universidade Federal de Sergipe, representada na pessoa do Reitor, Dr. André Maurício Conceição de Souza, e parabenizei o Dr. José Anderson Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras, pela iniciativa da moção, juntamente com as Academias de Educação e Medicina. Também foram homenageados o corpo docente da pós-graduação e o corpo docente da graduação dos campi de Aracaju e Lagarto.
Antônio Porfírio de Matos Neto
Graduado em Direito, Economia, Ciência Política, Filosofia e Administração. Graduando em História, pós-graduado em Gestão Municipal, pós-graduando em Gestão Pública, mestre em Economia e doutorando em Filosofia.


