A iniciativa consolida a primeira infância como prioridade e amplia espaços de lazer, inclusão e desenvolvimento em todas as regiões do estado
A escuta sensível de uma criança durante uma edição do programa ‘Sergipe é aqui’ deu origem a uma das mais simbólicas políticas públicas voltadas à primeira infância em Sergipe. A partir da pergunta simples e potente do pequeno Arthur, morador de Propriá, o Governo do Estado transformou uma demanda espontânea em ação concreta, estruturada e permanente, com a criação do Programa Crescer Brincando.
Instituído pela Lei nº 9.617/2025 e alterado pela Lei nº 9.675/2025, o Crescer Brincando consolida-se como um marco dentro da Política Estadual da Primeira Infância – Ser Criança. Criado e coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), o programa apoia os municípios sergipanos na implantação de brinquedopraças inclusivas, destinadas ao desenvolvimento motor, cognitivo e social de crianças de 0 a 6 anos, com prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade social.
“Quando uma criança fala, ela revela o que os adultos muitas vezes deixaram de perceber. O Crescer Brincando nasce dessa escuta, porque nosso compromisso é garantir que as crianças sejam vistas, respeitadas e acolhidas”, destacou a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri.
O primeiro resultado concreto dessa política foi a inauguração da brinquedopraça de Propriá, em 2025. Com concepção, identidade visual, coordenação e execução da Seasic, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), a iniciativa está alinhada a abordagens contemporâneas de desenvolvimento infantil e urbanismo social, que reconhecem o brincar como direito e elemento fundamental para cidades mais humanas e inclusivas, consolidando um modelo de política pública sensível e replicável.
A partir dessa experiência, o programa prevê a implantação de brinquedopraças em dez municípios sergipanos: Santa Luzia do Itanhy, Nossa Senhora do Socorro, Riachão do Dantas, Itaporanga D’Ajuda, Tomar do Geru, Monte Alegre, Itabaianinha, Pedrinhas, Ribeirópolis e Aracaju. Na capital, o Parque da Cidade receberá uma unidade integrada à natureza, com investimento de R$ 2,5 milhões, ampliando o conceito de lazer, convivência e desenvolvimento infantil dentro da política estadual da primeira infância.
Neste contexto, a próxima brinquedopraça a ser implantada será construída no povoado Crasto, em Santa Luzia do Itanhy, com investimento estimado em R$ 500 mil. Além disso, o equipamento será instalado em uma comunidade quilombola, reforçando o caráter inclusivo e territorial da iniciativa.
A chegada da brinquedopraça foi celebrada pelos moradores do povoado. Para José Lázaro dos Santos, o espaço beneficiará diferentes gerações. “Será bom demais para pessoas idosas sentarem de tarde e as crianças brincarem”, ressaltou.
A moradora Roseane Alves da Conceição também destacou a importância do equipamento público. “Esta praça será um espaço bom para todo mundo e dará uma nova cara para nossa comunidade”, considerou.
Já Josefa Limeira ressaltou que a iniciativa trará melhorias diretas à qualidade de vida. “Hoje as crianças brincam na lama, se machucam e contraem doenças. Com essa praça, isso vai mudar”, pontuou.
Mais 10 brinquedopraças
Como reconhecimento ao fortalecimento das políticas voltadas à infância, o Governo do Estado anunciou a ampliação do programa com a implantação de mais dez brinquedopraças, destinadas aos municípios vencedores do Troféu Ser Criança, iniciativa que valoriza e incentiva boas práticas municipais na promoção dos direitos da criança. Os municípios contemplados são Nossa Senhora da Glória, Estância, Macambira, Divina Pastora, Laranjeiras, Simão Dias, Lagarto, Canhoba, Santana do São Francisco e Muribeca.
A diretora de Atenção Integral à Primeira Infância da Seasic, Helga Muller, destacou que a ampliação do Crescer Brincando para os municípios vencedores do Troféu Ser Criança reforça o compromisso do Estado em reconhecer e incentivar boas práticas voltadas à infância. “Essas brinquedopraças chegam a municípios que se destacaram pelo cuidado com a Primeira Infância. É uma forma de valorizar quem já desenvolve ações sensíveis e efetivas, ao mesmo tempo em que fortalecemos o brincar como eixo estruturante das políticas públicas para crianças de zero a seis anos em Sergipe”, afirmou.
Com essa ampliação, Sergipe passa a contar com 20 brinquedopraças, consolidando o Crescer Brincando como uma política pública estruturante, que integra a infraestrutura urbana, inclusão social, escuta qualificada e desenvolvimento infantil. Ao transformar o brincar em política pública, o Governo de Sergipe reafirma o compromisso com uma infância protegida, respeitada e protagonista, fortalecendo o programa Ser Criança e avançando na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sensível às necessidades de quem mais precisa.
GOV/SE


