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Análise do Estudo da Professora Sônia Vanderlei sobre o Caráter Público da História Ensinada

by Redação
21/12/2025
in Destaques, Educação
Análise do Estudo da Professora Sônia Vanderlei sobre o Caráter Público da História Ensinada
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Por Antônio Porfrio de Matos Neto

Apresentação

Este artigo é resultado da conferência de abertura “O Caráter Público da História Ensinada”, proferida pela professora Sônia Vanderlei no XIV ENPEH – Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, promovido pela ABEH (Associação Brasileira de Ensino de História), em 2025. A professora Sônia Vanderlei, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), abordou a importância da história pública e da educação histórica na formação de cidadãos críticos e reflexivos.

Resumo

A conferência “O Caráter Público da História Ensinada” abordou a importância da história pública e da educação histórica na formação de cidadãos críticos e reflexivos. Este artigo analisa criticamente os principais pontos abordados pela professora Sônia Vanderlei e reflete sobre as implicações de sua palestra para a prática histórica e educacional.

Introdução

A história pública é um campo em expansão que busca promover a democratização do conhecimento histórico e a inclusão de vozes marginalizadas. A professora Sônia Vanderlei destacou a importância da história pública e da educação histórica na formação de cidadãos críticos e reflexivos. Neste artigo, analisamos criticamente os principais pontos abordados pela professora Sônia Vanderlei e refletimos sobre as implicações de sua palestra para a prática histórica e educacional.

A História Pública e a Educação Histórica

A história pública é um campo que busca promover a democratização do conhecimento histórico e a inclusão de vozes marginalizadas. A professora Sônia Vanderlei destacou a importância da história pública na formação de cidadãos críticos e reflexivos. No entanto, a implementação de práticas de história pública enfrenta desafios, incluindo a falta de recursos e a resistência de alguns setores da sociedade.

A educação histórica, por sua vez, é um processo que engloba as formas pelas quais a história é utilizada como orientação para a vida prática e não para a obtenção de uma competência profissional. A professora Sônia Vanderlei enfatizou a importância de se considerar a educação histórica como um campo que inclui o ensino escolar de história, mas também outros espaços de aprendizagem histórica, incluindo o uso de tecnologias digitais.

Desafios e Oportunidades

A implementação de práticas de história pública enfrenta desafios, incluindo a falta de recursos e a resistência de alguns setores da sociedade. No entanto, há oportunidades para a história pública, incluindo a utilização de tecnologias digitais e a colaboração com outros campos de estudo.

A professora Sônia Vanderlei destacou a importância de se trabalhar com a história pública de forma crítica e reflexiva, considerando as implicações políticas e sociais da produção e divulgação do conhecimento histórico.

A Importância da Atitude Historiadora

A professora Sônia Vanderlei enfatizou a importância da atitude historiadora na formação de cidadãos críticos e reflexivos. A atitude historiadora envolve a capacidade de analisar e interpretar o passado de forma crítica e reflexiva, considerando as implicações políticas e sociais da produção e divulgação do conhecimento histórico.

O Papel do Professor de História

O professor de história desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos críticos e reflexivos. A professora Sônia Vanderlei destacou a importância de se trabalhar com a história pública de forma crítica e reflexiva, considerando as implicações políticas e sociais da produção e divulgação do conhecimento histórico.

Conclusão

A conferência “O Caráter Público da História Ensinada” foi uma importante contribuição para a discussão sobre a história pública e a educação histórica. É fundamental continuar a refletir sobre os desafios e oportunidades para a implementação de práticas de história pública e educação histórica crítica e reflexiva. A história pública tem o potencial de promover a democratização do conhecimento histórico e a inclusão de vozes marginalizadas, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Portanto, é necessário que os professores de história e os profissionais da área continuem a trabalhar juntos para promover a história pública e a educação histórica de forma crítica e reflexiva.

Referências

Vanderlei, Sônia (UERJ). “O Caráter Público da História Ensinada”. Conferência proferida no XIV ENPEH – Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, promovido pela ABEH (Associação Brasileira de Ensino de História), 2025.

Palavras-chave: história pública, educação histórica, democratização do conhecimento, vozes marginalizadas, tecnologias digitais.

Recomendações

  • É importante continuar a discutir e refletir sobre a história pública e a educação histórica, considerando as implicações políticas e sociais da produção e divulgação do conhecimento histórico.
  • É necessário trabalhar com a história pública de forma crítica e reflexiva, considerando as implicações políticas e sociais da produção e divulgação do conhecimento histórico.
  • É importante incluir a história pública nos currículos escolares e nos programas de formação de professores, para que os estudantes possam desenvolver uma compreensão crítica e reflexiva da história.

Antônio Porfrio de Matos Neto
Graduação em Direito, Economia, Filosofia, Ciências Políticas e Administração
Graduando em História
Mestre em Economia
Doutorando em Filosofia

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