O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, deputado Jeferson Andrade, disse hoje que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), do Congresso Nacional, faz muito bem em atuar de forma objetiva, contundente e rigorosa na investigação dos crimes praticados contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especialmente em relação aos descontos fraudulentos de pensões e benefícios de idosos brasileiros. Ele fez essa declaração a propósito da prisão do presidente da Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), Carlos Alberto Ferreira Lopes, na madrugada do dia 30 de setembro, em plena sessão interrogatória.
Provocado hoje pela imprensa sobre o fato de que, em 24 de junho de 2024, a Assembleia Legislativa havia conferido ao presidente da Conafer, Carlos Alberto Ferreira Lopes, o título de Cidadão Sergipano, o deputado Jeferson Andrade declarou que nem a Alese, nem os deputados estaduais e nem mesmo os empreendedores sergipanos que solicitaram a homenagem para o presidente da Conafer tinham, àquela altura, qualquer informação comprometedora da honradez da entidade ou do seu representante legal.
A Conafer atuou junto a várias associações agrícolas de Sergipe, de outros estados do Nordeste e do país, incentivando e apoiando projetos de melhoria tecnológica na produção de alimentos.
Em maio de 2025, quando foi abordado pela mídia sobre as primeiras especulações a respeito do envolvimento da Conafer nas fraudes do INSS, o presidente da Assembleia explicou que:
“Solicitações e justificativas técnicas de empreendedores, líderes políticos e comunitários do Alto Sertão pareciam procedentes. Todos agiram com as melhores intenções. E agora, claro, estamos todos surpresos e indignados com essas informações de fraudes contra aposentados. Esperamos que a justiça esclareça os fatos e puna todos os responsáveis com rigor e na forma da lei”.
Atualizando a sua opinião sobre os fatos, o deputado Jeferson Andrade elogiou hoje a atuação de deputados federais e senadores na CPMI do INSS.
“Com a competente e rigorosa apuração dos fatos, como vem fazendo a Comissão Parlamentar Mista do Congresso Nacional, a justiça brasileira punirá exemplarmente todos os culpados. Não importa quem seja, a lei é para todos” — concluiu o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Foto: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese