A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secult Aju), Fundação Municipal Cidade de Aracaju (Funcaju) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos de Aracaju (Emsurb) está participando e dando apoio a I Bienal do Livro de Sergipe. O evento, que acontece de 18 à 20 de setembro, no Museu da Gente Sergipana, reúne escritores e literários de todo Sergipe, além de colocar o Estado na rota das grandes bienais do Brasil, promover a literatura sergipana e conectar diversas linguagens artísticas em um só lugar.
O secretário de Cultura de Aracaju, Paulo Corrêa, representando a prefeita Emília Corrêa, ressaltou a importância e a resistência do livro físico na formação cultural e educacional de uma sociedade. “O livro faz a gente viajar pelo mundo sem sair de casa; pelo livro conhecemos o mundo com a sua função fundamental na formação da educação e na cultura de um povo. Sou adapto do livro físico, que persiste e resiste nessa era digital. É importante que a prefeitura dê apoio para que seja possível a realização de eventos desse tipo. A Prefeitura se somou a esse projeto.”, disse.
Segundo os organizadores, esta Bienal é um sonho que começou em 2016 e que, a partir da experiência adquirida em outros eventos de sucesso, agora se concretiza em grande estilo. A primeira edição chega com o lema ‘Ler, sentir e transformar’. “A Bienal nasce já forte, ocupando um espaço que é um verdadeiro santuário para os sergipanos, representando os 75 municípios desse Estado plural e maravilhoso, que pulsa cultura e literatura todos os dias. Este evento é, acima de tudo, a celebração do que já existe em nossa terra”, disse John Santos, um dos idealizadores da Bienal.
“Todo movimento literário em qualquer lugar do mundo é um potencializador de ideias. Compartilho esse sentimento e emoção porque nós sabemos que existe essa movimentação. Eu tenho um desejo que esse evento sobreviva ao tempo. Precisamos juntar todos os representantes da sociedade e escolas para que esses eventos aconteçam”, salientou a escritora Aglacy Mary da Silva.
PMA


