Publicação foi distribuída à população durante realização do ‘Sergipe é aqui’ em Ribeirópolis
Começou a circular nesta sexta-feira, 19, durante a realização da 57ª edição do ‘Sergipe é aqui’, em Ribeirópolis, o jornal ‘Trabalho que Transforma’, nova publicação impressa do Governo de Sergipe. Com foco especial no interior do estado, a publicação mensal tem como objetivo ampliar o alcance das informações sobre as ações do governo junto à população sergipana.
A circulação do impresso reforça o compromisso do governo com uma comunicação acessível, transparente e próxima da população, e deve chegar a todas as regiões do estado, sendo distribuído, também, nas edições do programa de governo itinerante Sergipe é aqui.
Lançado oficialmente na quinta-feira, 18, o projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), em parceria com a Imprensa Oficial de Sergipe (Iose). A publicação aposta na retomada da tradição do jornal impresso, mas com um formato moderno: linguagem simples, visual atrativo e recursos de acessibilidade, como versão em áudio para pessoas com deficiência visual, além de QR Codes que direcionam para conteúdos digitais.
Moradora do município do agreste central sergipano, a diarista Maria Silva, 54, aprovou o jornal. “Sei que esse governo está fazendo bastante coisa e, aqui no jornal, a gente está vendo. Comecei a olhar e vou ver mais em casa, gosto muito de ler. É muito bom para informar as pessoas. Tem muita ação de saúde, de emprego, o que é bom, principalmente para os jovens que precisam trabalhar”, contou ao folhear o impresso.
Já o morador de Ribeirópolis Roberto Lima, 40, que trabalha com material reciclável, gostou de saber que o conteúdo do periódico está disponível, também, em áudio. “Como não consigo ler, é bom poder ouvir as informações porque essas ações ajudam as pessoas. Quando chegar em casa, vou escutar. Estou buscando os serviços da saúde, correndo atrás para tentar fazer uma cirurgia pelo governo, então é bom saber mais”, apontou.
Para a estudante universitária Maria Vitória Barreto, 20, o periódico ajuda a população a se inteirar ainda mais dos projetos do governo e se informar melhor de como ter acesso aos diversos programas da gestão estadual. “São mais informações para as pessoas, para buscar assuntos e atividades do governo que lhes beneficiem. Gostei porque documenta ações atuais do governo, que estão acontecendo agora”, afirmou.
O aposentado Justiniano dos Santos, 78, costuma se informar sobre as ações do governo por meio dos telejornais, mas avaliou como positiva a nova publicação. “É muito interessante. Tem que ter comunicação com o povo e fazer um trabalho social junto ao povo. O jornal é muito bom para a gente saber mais do que está acontecendo”, defendeu.
Segundo a servidora pública municipal Ilza Noronha, 62, ampliar as formas de transparência do governo do estado é uma obrigação da gestão estadual. “São coisas boas que vêm para o povo que precisa, principalmente nós que estamos no interior. Vim no Sergipe é aqui acompanhar minha filha para tirar a identidade e recebi o jornal que tem esses projetos, que são coisas boas para os sergipanos, e o interior precisa. Que venha muito mais coisas boas para o nosso interior”, frisou.
De acordo com o motorista de ônibus Isaías Fontes dos Santos, 49, as fotos e matérias do impresso ajudam a comprovar o volume de ações realizadas pelo Estado. “A gente fica mais informado. Achei muito importante este jornal porque a gente fica sabendo de todas as coisas que estão acontecendo para o desenvolvimento de Sergipe”, pontuou.
O aracajuano ficou impactado com os investimentos especialmente na Saúde, Educação e para geração de emprego. “Vi aqui vários investimentos na saúde, que é o que a gente mais precisa; as escolas tendo tablet, ar-condicionado, isso melhora a qualidade de vida aqui em Sergipe, não só em Aracaju, mas em todo o estado. Eu só ouvia falar dessas ações. Mas, hoje, vi no jornal, nas fotos e depoimentos, que é realidade”, completou Isaías.
Clique aqui para acessar a versão digital do Trabalho que Transforma.


