A região da Grande Aracaju segue enfrentando uma crise no abastecimento de água desde a noite de sexta-feira (12), após o rompimento da Adutora do São Francisco. Em pronunciamento oficial, o governador Fábio Mitidieri detalhou as ações do governo estadual e pediu desculpas à população pelos transtornos causados.
“Meus amigos, passando aqui para fazer um comunicado que eu julgo muito importante e alguns esclarecimentos. Desde a última sexta-feira, a adutora do São Francisco rompeu, trazendo muitos transtornos para os aracajuanos. A equipe da DESO foi mobilizada de imediato para solucionar o problema. Durante toda a madrugada da sexta, do sábado e hoje domingo também, estiveram trabalhando com o apoio da SEDURB e da Defesa Civil. E eu quero agradecer aqui também à Iguá, que, mesmo não sendo responsável pela adutora, disponibilizou 40 carros-pipa para ajudar a população”, afirmou Mitidieri.
O governador explicou que, embora o serviço de reparo inicial tenha sido concluído, uma outra área da adutora também sofreu rompimento.
“De imediato, determinei a montagem do comitê de crise, com a presença do vice-governador em exercício, Zezinho Sobral, do presidente da DESO, Luciano Góes, do secretário da SEDURB, Luiz Roberto, e do Coronel Queiroz, da Defesa Civil, para que possamos dar uma resposta rápida ao aracajuano e solucionar de uma vez por todas essa problemática. Estarei segunda-feira em Aracaju e também irei acompanhar os trabalhos, para que possamos logo, logo, resolver isso”, disse o governador, que também fez um pedido de desculpas à população.
“Eu peço desculpa ao aracajuano, é uma fatalidade. Infelizmente, aconteceu na adutora duas vezes o rompimento. A DESO já está fazendo a manutenção, mas achei importante trazer esses esclarecimentos. Na madrugada, o comitê de crise já estava instalado, e os serviços continuam nessa outra área onde ocorreu o rompimento, para que possamos, logo, devolver ao aracajuano a água que ele tanto precisa”, justificou.
A Prefeitura de Aracaju, por sua vez, reforçou que está acompanhando todas as medidas do governo estadual e que as informações sobre o abastecimento emergencial serão divulgadas de forma conjunta, garantindo transparência e comunicação direta à população.
O rompimento da Adutora do São Francisco afeta o abastecimento em Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. Desde sexta-feira, equipes da DESO, com o apoio da Iguá Saneamento e do Comitê de Crise do Governo do Estado, trabalham para restabelecer o fornecimento de água e minimizar os impactos dessa crise na capital sergipana.
Por Redação
Foto: ASN