A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) José Garcez Vieira está realizando uma série de ações durante a Semana de Conscientização do Autismo. Atualmente, a escola possui um total 49 alunos autistas matriculados. Nesta quinta-feira, 21, estudantes assistiram a uma contação de histórias com o tema voltado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O objetivo das atividades realizadas ao longo da semana foi promover a integração e o respeito às diferenças. Para alcançar esse resultado, de acordo com a diretora da escola, Sílvia Torres, as ações estão reunindo estudantes neurodivergentes e neurotípicos em atividades conjuntas, bem como os pais e responsáveis por todos eles.
Na última segunda-feira, 19, foi realizada uma roda de conversa com as famílias; nos outros dias foram promovidas atividades artísticas na Sala de Recursos, espaço onde ocorrem práticas pedagógicas para fortalecer o aprendizado dos meninos e meninas autistas. “Na oportunidade, os alunos da sala de recursos produziram artes e compartilharam com os colegas. Isso foi importante para mostrar o que eles realizam no dia a dia”, contou Sílvia Torres.
A diretora ressaltou que o foco das ações desta semana foi a integração, representando o compromisso com um trabalho mais humanizado e, consequentemente, favorecendo os processos de aprendizagem. “Todos da escola precisam conhecer melhor o que é o autismo e quais são as diferenças. Ações de acolhimento como as realizadas nesta semana contribuem para que essas crianças que estão conosco se desenvolvam ainda mais”, afirmou.
A professora Juliana Seabra, psicopedagoga responsável pelas aulas na sala de recursos, foi quem ministrou a contação de histórias. Ela enfatizou a importância da socialização entre todas as crianças da unidade. “Foi para eles compreenderem melhor os amiguinhos e essa diferença entre eles. A inclusão é isso, estar sempre juntos, e essa socialização é bastante favorável para o avanço deles”, explicou.
PMA