A história do povoado Alagadiço, localizado em Frei Paulo, é um exemplo fascinante de como a cultura popular pode ser moldada por eventos históricos e tradições religiosas. Tudo começou com o militar João Sabino, um fugitivo da Guerra de Canudos que desertou por discordar da forma como o governo da República lidava com os adeptos de Antônio Conselheiro, e se refugiou na região de terreno alagadiço, que mais tarde deu origem ao nome do povoado Alagadiço.
A esposa de João Sabino, Angélica, fez uma promessa de que, se seu esposo não fosse preso, ela daria uma imagem de Nossa Senhora da Conceição ao recém-criado povoado. Após o término da guerra, João Sabino foi anistiado, e a promessa de sua esposa foi cumprida. No mês de dezembro, consagrado às novenas, João Sabino criou uma banda de pífano para homenagear a santa em 1896.
Desde então, a banda de pífano do povoado Alagadiço mantém uma tradição que permanece até hoje: durante as nove noites das novenas da santa, a banda vai à casa do dono da novena, toca durante o dia e, à noite, faz referência à santa; após a missa, entra na igreja para homenageá-la. Essa tradição continua a ser comemorada no povoado Alagadiço.
Em 2023, apresentei uma nota técnica que virou um anteprojeto na Câmara de Vereadores de Frei Paulo, narrando essa história e solicitando que a banda de pífano fosse reconhecida como um bem imaterial do município. O projeto foi aprovado e sancionado pelo prefeito municipal. Em dezembro de 2025, a banda de pífano completará 129 anos de sua criação.
No livro de minha autoria “História do Povoado Alagadiço”, registrei a história da banda de pífano, que passou a ter um registro escrito e foi reconhecida como um importante patrimônio cultural do município, valorizando ainda mais a sua tradição. Essa história é um exemplo de como a cultura popular pode ser preservada e registrada, e como a tradição pode ser mantida viva através das gerações.
A preservação da história e da tradição da banda de pífano do povoado Alagadiço é fundamental para a identidade cultural do município de Frei Paulo, especialmente do povoado Alagadiço, e espero que essa história continue a inspirar futuras gerações a valorizar e preservar nosso patrimônio cultural.
Sobre o Autor
Antônio Porfírio de Matos Neto
- Graduações:
- Direito
- Economia
- Filosofia
- Ciência Política
- Administração
- História (graduando)
- Teologia (graduando)
- Engenharia de Produção (graduando)
- Pós-Graduações:
- Gestão Municipal
- Gestão Pública (pós-graduando)
- Titulações:
- Mestre em Economia
- Doutorando em Filosofia