O clima de preocupação deu lugar ao alívio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Martinho de Oliveira Bravo, em São Cristóvão. O caso suspeito de Mpox (Monkeypox), que havia gerado apreensão entre pais e comunidade escolar, foi descartado após exame laboratorial. A confirmação veio neste sábado (23), por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Apesar da boa notícia, a atenção ainda é necessária. A Secretaria de Saúde informou que a escola permanece com 16 casos confirmados de varicela (catapora). Todos os estudantes afetados estão em isolamento domiciliar, sob acompanhamento das equipes de saúde, e apresentam boa evolução clínica, sem complicações.
A prefeitura reforçou que segue monitorando de perto a situação, adotando todas as medidas de controle e prevenção para proteger a comunidade escolar e a população em geral.
O caso
As aulas da escola foram suspensas até sexta-feira (22) após um surto de catapora atingir os alunos. Inicialmente, foram notificados 17 casos, incluindo uma suspeita de Mpox. Com o exame negativo, o número oficial ficou em 16 confirmações de varicela.
Para garantir a segurança, a prefeitura enviou aos pais e responsáveis um Termo de Autorização para avaliar a situação vacinal dos estudantes, como parte das medidas de controle.
Por Redação
Foto: Google Maps