O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), destacou a importância do Sergipe Participativo para a democratização das políticas públicas desenvolvidas pelo governo do Estado. “O projeto ouve a população, as pessoas dizem o que desejam para seus municípios e depois o governo inclui as sugestões em seus planos de desenvolvimento regional e nas prioridades do Orçamento do Estado para 2026. É um projeto interessante, participativo, que leva em conta os interesses coletivos na hora de planejar o presente e o futuro de Sergipe”, disse Jeferson.
O Sergipe Participativo, que é coordenado pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), está ouvindo a população de todas as regiões sergipanas. Em julho, foram realizadas audiências públicas em seis municípios: Tobias Barreto, Estância, Propriá, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Poço Redondo. Em agosto, as audiências chegaram a Lagarto, Capela e Grande Aracaju, que abrange Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Laranjeiras, além da capital.
A audiência da Grande Aracaju será realizada durante a tarde de hoje (6), no Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Após as audiências territoriais, acontecerá a audiência temática virtual, no dia 14 de agosto, com o objetivo de receber propostas da população de todo o Estado sobre temas como primeira infância, mulheres, direitos humanos, juventude, meio ambiente, sustentabilidade e proteção animal. O que for recolhido auxiliará o governo na construção dos Planos de Desenvolvimento Regional (PDR) e do Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).
“Com esse projeto, o governador Fábio Mitidieri dá mais um passo na construção de políticas públicas mais eficientes e sintonizadas com as necessidades da população dos territórios sergipanos. Ações como esta fortalecem a transparência da gestão pública e a aplicação responsável do dinheiro público. O Sergipe Participativo é a voz do povo no modelo de desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou Jeferson Andrade.
Foto: Jadilson Simões/ Agência de Notícias Alese