O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), participou nesta sexta-feira (1º) da celebração de 15 anos de chancela da Praça São Francisco como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco com a reabertura do Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão. Também estiveram presentes os deputados estaduais Paulo Júnior (PV) e Neto Batalha (PP), além de outras autoridades estaduais e municipais.
Na ocasião, o presidente da Alese, Jeferson Andrade, parabenizou a Cidade Mãe pela conquista do título, que completa 15 anos da chancela da Praça São Francisco como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Com isso, levando visibilidade nacional e internacional a São Cristóvão, inserindo o município em um seleto grupo de apenas 15 localidades brasileiras com chancela da Unesco
O reconhecimento internacional, concedido em 2009, marca a relevância histórica, cultural e arquitetônica da praça. Como destaque da programação, foi inaugurada a exposição “O Porvir é Agora: 15 anos de chancela da Praça São Francisco”, que convida o público a refletir sobre a trajetória do espaço tombado. A mostra reúne fotografias e vídeos que retratam as transformações da praça e sua importância simbólica para a cidade, com acervo proveniente do Iphan, do Instituto Marcelo Déda e da Universidade Federal de Sergipe.
Natural de São Cristóvão, o deputado Paulo Júnior destacou a relevância do momento para a cidade. “Este museu restaurado é um presente para nossa história e para o turismo local. Como representante da cidade na Alese, agradeço ao Governo do Estado por mais essa importante entrega”, disse.
Museu
O evento, promovido pelo Governo do Estado, marcou a entrega da reforma do espaço cultural após três anos de obras, com investimento superior a R$ 1,4 milhão.
Durante a cerimônia, o governador Fábio Mitidieri (PSD) anunciou que passará a despachar uma vez por mês no município histórico, destacando o simbolismo da medida. “Vamos devolver a São Cristóvão, mesmo que por um dia, o direito de ser a capital de Sergipe”, declarou. Ele também confirmou apoio à realização da edição 2025 do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), por meio da Funcap e da Secult.
A reabertura do museu ocorreu dentro das comemorações pelos 15 anos da Praça São Francisco como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O evento reuniu lideranças políticas, culturais e comunitárias, simbolizando um novo ciclo para a preservação da memória sergipana.


ALESE