A Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou na última quarta-feira, 23, a abertura de mais uma exposição da Série Colaboradores. Nesta edição, a convidada é a colecionadora Jussara Menezes. A mostra segue aberta à visitação até o dia 8 de agosto.
A exposição reúne 46 obras de artistas sergipanos que se destacaram no cenário artístico nacional e internacional. Entre os destaques estão Florival Santos, irmão de Álvaro Santos e primeiro diretor da galeria, uma pintura de Jenner Augusto, realizada em Lagarto em 1952, além de uma obra de Faróleo, referência da arte naïf em Sergipe e no Brasil. Também compõem o acervo trabalhos de José de Dome, Jordão de Oliveira, José Lima, entre outros nomes da produção artística local.
O curador da exposição, Ricardo Menezes, ressaltou a relevância da iniciativa e falou sobre o processo de curadoria das obras. “Foi um lindo trabalho fazer essa curadoria. Temos muitos artistas sergipanos com obras significativas, o que tornou a seleção desafiadora. Nosso objetivo é aproximar o público e os visitantes dessa rica diversidade de artistas plásticos que representam nossa cultura”, afirmou.
Presente na abertura, o artista plástico Fábio Sampaio destacou o valor educativo e cultural da exposição. “Essa mostra é importante não só para a comunidade artística, mas para o público em geral. É sempre enriquecedor ter contato com obras ainda desconhecidas por muitos. Jussara trouxe um recorte que abrange desde os anos 60 até produções mais atuais, um panorama interessante e didático para a sociedade em Aracaju”, pontuou.
Galeria de Arte Álvaro Santos
A Galeria está localizada na Praça Olímpio Campos, s/n, no Centro de Aracaju, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações sobre exposições, visitas e atividades educativas, o público pode entrar em contato pelo telefone (79) 3179-1308 ou pelas redes sociais oficiais da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).
AAN