Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados estão no centro de uma crise de imagem junto à opinião pública. Segundo a mais recente edição do relatório Latam Pulse — parceria entre a Atlas Intel e a Bloomberg — Davi Alcolumbre (União-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB) aparecem como os líderes com as piores avaliações entre 16 nomes analisados no Congresso Nacional.
O levantamento, realizado entre 27 e 30 de junho com 2.621 brasileiros adultos, revela que apenas 3% dos entrevistados têm uma percepção positiva de Alcolumbre, enquanto 75% o avaliam de forma negativa. O resultado é um saldo de imagem de -72 pontos percentuais, o pior entre todos os políticos pesquisados. Hugo Motta não está distante: 4% de imagem positiva e 74% negativa, com saldo de -70 pontos percentuais.
A distância entre as avaliações positivas e negativas dos dois parlamentares é a maior entre as lideranças nacionais, em contraste com figuras como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que apresenta um cenário mais equilibrado: 47% de imagem positiva e 53% negativa, saldo de -6 pontos percentuais.
Outros nomes com desempenho frágil, mas menos alarmante, foram Ciro Gomes (24% positivo, 62% negativo, saldo de -38 pontos percentuais) e Ronaldo Caiado (25% positivo, 53% negativo, saldo de -28 pontos percentuais).
A pesquisa utilizou metodologia de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Por Redação
Foto: Vinicius Loures/Câmara Deputados