A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, esteve nesta sexta-feira, 13, na sede da Ramac Empreendimentos Ltda, empresa responsável pelos serviços de limpeza pública da capital, para discutir com a direção o andamento da coleta domiciliar. Durante a visita, a gestora foi informada de que o serviço foi totalmente normalizado na noite da última quinta-feira, 12, antes mesmo do prazo estipulado pela administração municipal.
“Como sempre deixei claro, não sou prefeita de gabinete. Eu vou até os lugares. Estou aqui na Ramac justamente para cobrar e me atualizar sobre a coleta, para que possamos montar uma força-tarefa neste início. A empresa assumiu o serviço nas condições em que estava, e agora precisamos avançar. Já estive na Renova quando foi necessário, agora estou aqui porque também é necessário. Estaremos em todos os locais cobrando o que deve ser entregue”, afirmou Emília Corrêa.
Segundo a prefeita, a solução definitiva só virá com a nova licitação do serviço, que já está em estágio avançado. “Estamos cientes de que a resolução permanente virá com a licitação, que está bem encaminhada e será realizada em breve. Mas, neste momento, contamos com a força da Ramac. Sabemos que a empresa tem estrutura e condições de entregar o que precisamos. Reforço o que sempre digo: não tenho empresa de estimação e nem terei. Tenho um povo que espera de mim uma resposta”, completou.
O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Hugo Esoj, que também acompanhou a visita, destacou a mobilização para garantir a retomada total do serviço na cidade. “Demos à empresa o prazo até esta sexta-feira, 13. A prefeita veio pessoalmente conferir a situação, e conseguimos cumprir nossa missão: a coleta noturna e diurna, nas zonas Norte e Sul, está toda em dia. O prazo ia até hoje à noite, mas já pela manhã tudo estava regularizado, e seguimos mantendo o que prometemos à população”, explicou.
A nova configuração da limpeza urbana em Aracaju conta com 29 caminhões compactadores em operação, 57 equipes de limpeza geral (anteriormente eram 47) e 30 equipes de roçagem mecanizada, um salto em relação às 18 que atuavam antes. “A coleta domiciliar já está 100% em dia. Tanto as rotas alternadas quanto as diárias foram normalizadas ontem. Agora, o foco será intensificar a atuação nos pontos de descarte irregular de lixo e nas áreas onde a capinação vinha sendo deixada em segundo plano”, concluiu Alexandre César Falcão de Sá, diretor da Ramac.
AAN