Assisti ao vídeo da entrevista do professor e colega economista Dilson Menezes Barreto, produzido pelo confrade da Academia Sergipana de Letras, professor Jorge Carvalho, que vem proporcionando à sociedade sergipana diversas entrevistas com profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Faço questão de parabenizá-lo por socializar essas informações em seu canal de conteúdo. Basta clicar na tela do vídeo para tê-lo à disposição quantas vezes for necessário.
O professor Jorge apresentou um breve, porém riquíssimo, relato biográfico do entrevistado, o que muito nos orgulha enquanto sergipanos. Dilson Menezes Barreto é um técnico de vasta experiência, tendo ocupado diversos cargos de primeiro escalão em nosso Estado, sempre contribuindo de forma ética, eficaz e eficiente. Seu profissionalismo transmitia plena confiança aos governantes que o indicavam, certos da segurança das ações que lhe eram atribuídas.
Na sequência da entrevista, Dilson Menezes Barreto compartilhou os primeiros passos de sua infância, seu nascimento e a relação com pais e avós na fazenda e na cidade de Japaratuba, onde estudou no Colégio Gonçalo Rollemberg. O vídeo certamente é apenas a primeira parte; aguardamos ansiosos por outros episódios, visto que a trajetória de sucesso desse homem público certamente terá continuidade.
Em relação ao meu contato com Dilson Menezes Barreto, este se deu por meio de seu livro, escrito com primor metodológico, que li e passei a estudar: “A construção do desenvolvimento de Sergipe e o papel do Condese 1964-1982”. Trata-se de uma leitura obrigatória para compreender o desenvolvimento do nosso Estado. O Condese, à época, tinha status de secretaria e era responsável pelo planejamento estadual, sob o comando do professor Aloísio de Campos, meu conterrâneo de Frei Paulo e patrono dos economistas sergipanos, homenagem concedida pelo Conselho Regional de Economia de Sergipe (Corecon-SE), entidade da qual o professor Dilson Menezes Barreto foi presidente entre 1993 a 1994, e que hoje tenho a honra de presidir.
Antônio Porfirio de Matos Neto
Graduação em Direito, Economia, Ciências Políticas e Filosofia
Pós graduação em Gestão Municipal
Mestre em Economia
Doutorando em Filosofia.