Técnicos do Instituto de Previdência do Município de Aracaju (AjuPrev) estiveram reunidos com a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) nesta terça-feira, 8. O encontro aconteceu na sede da Corte de Contas, onde os técnicos conheceram a integração realizada entre o sistema SAGRES e o sistema informatizado utilizado pelo Sergipe Previdência. Lá, foi discutida a possibilidade de adotar um procedimento semelhante em escala municipal.
A integração ao SAGRES, que é o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade do TCE/SE, possibilitou o envio automatizado dos processos de aposentadoria por meio eletrônico, trazendo mais agilidade, segurança e transparência à tramitação e análise dos atos previdenciários. A equipe do Aracaju Previdência demonstrou interesse em replicar o modelo, uma vez que utiliza a mesma solução informatizada de gestão atualmente adotada pela Previdência do Estado.
“Durante o encontro, tivemos a oportunidade de conhecer os aspectos técnicos da integração já em funcionamento, incluindo a troca de informações estruturadas e a validação dos dados previdenciários via web service. Foi uma reunião bastante produtiva”, ressaltou a diretora de Benefícios do Aracaju Previdência, Joana D’Arc dos Santos.
Para a presidente da Corte de Contas, conselheira Susana Azevedo, a aproximação entre os órgãos representa um avanço significativo na modernização da administração pública. “A adoção de soluções tecnológicas que simplificam os processos e fortalecem o controle externo está entre nossas prioridades. Estamos abertos ao diálogo com os entes municipais e dispostos a colaborar com iniciativas que promovam a eficiência e a integridade na gestão pública”, ressaltou.
A equipe técnica do TCE/SE reforçou o compromisso de apoiar o Aracaju Previdência no planejamento e implantação da integração, respeitando os aspectos normativos e operacionais necessários ao correto encaminhamento dos atos de aposentadoria.
AAN