O escritor Antônio Porfirio de Matos Neto é acadêmico da tradicional Academia Sergipana de Letras, que completará 96 anos em 1º de junho de 2025, como filho natural do povoado Alagadiço. É uma honra, ele é o único na história do município de Frei Paulo a pertencer ao quadro da tão disputada vaga na referida Academia.
Só para situar, a referida academia já teve como membros os imortais governadores Seixas Dórea, Luiz Garcia, João Alves, Cabral Machado, e, atualmente, os ex-governadores Gilton Garcia e Albano Franca. Além de diversos senadores, como Francisco Rollemberg, Augusto Leite, entre outros.
Antônio Porfirio sempre destacou seu povoado Alagadiço em sua escrita, como o museu que hoje é destaque no Brasil, mantido com recursos próprios. O grande feito do escritor foi sempre ver seu pequeno povoado Alagadiço, de Frei Paulo, figurar nas páginas da cultura em jornais, até mesmo do Globo, em Rio de Janeiro.
Recentemente, ele foi empossado como presidente do conselho tradicional de economia de Sergipe, escolhido pela votação dos economistas de Sergipe. Ele exerceu a superintendência da Codevasf, empresa federal. Outro feito foi ser empossado como conselheiro deliberativo do centro internacional Celso Furtado, em uma eleição a nível nacional.
O escritor tem formação em Direito, Filosofia, Economia e Ciência Política, pós-graduação em Gestão Municipal, mestre em Economia, doutorando em Filosofia e jornalista registrado no DRT, sob nº 21975/67-MT.
Seu orgulho foi criar um museu de 10.000 m² no seu povoado Alagadiço. Hoje, o fluxo de turistas é bastante movimentado, trazendo visibilidade para o povoado Alagadiço, que, na década de trinta, entrou em embate com Lampião e seu subgrupo.
Agradecemos ao escritor por reconhecer sua terra natal com amor e carinho.
Direção: jornal coerente