Conheça a Fundat: Quais os serviços e quem pode ser beneficiado?
O desemprego é um problema social que atinge uma boa parcela da população em Sergipe. Segundo dados da PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o estado apresenta um índice de 8,4% de desocupação. No caso do cenário em Aracaju, existem saídas para redução desse público desempregado. Uma delas passa pelas atividades desenvolvidas pela Fundat na capital sergipana.
A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho – Fundat – tem se consolidado como um dos principais instrumentos de qualificação profissional e intermediação de emprego entre as pessoas e as empresas em Aracaju. Com o compromisso de capacitar e profissionalizar os aracajuanos, a instituição está constantemente em busca de expandir sua oferta de cursos e serviços gratuitos, visando facilitar o acesso da população a novas oportunidades no mercado de trabalho.
SERVIÇOS E CAPACITAÇÕES
A Fundat disponibiliza diversos serviços gratuitos para os residentes aracajuanos. Dentre eles, destacam-se o cadastro de currículo, com vistas ao encaminhamento de emprego, o atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI) – incluindo formalização, emissão de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e declaração de faturamento, além de suporte para a emissão da segunda via da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A instituição também se destaca pela oferta de capacitações em diversas áreas, como gastronomia, beleza, informática, empreendedorismo e costura, e sempre prioriza a inclusão social e valorização da mão de obra local. Além disso, a Fundat atua na intermediação de empregos, prestando auxílios aos cidadãos na busca por uma colocação profissional no mercado de trabalho. No entanto vale ressaltar que, embora realize o encaminhamento de currículos, a Fundat não é responsável pelas contratações, deixando essa etapa a cargo das empresas contratantes.
Para acessar os serviços, os interessados devem comparecer à sede da Fundat ou a uma das Unidades de Qualificação Profissional – UQPs – estrategicamente localizadas em diversos bairros da cidade, como Santos Dumont, Santa Maria, Coroa do Meio, Olaria, 17 de Março, Jardim Esperança e Porto Dantas. Essas unidades têm a missão de aproximar a oferta de cursos e capacitações da comunidade, garantindo que mais aracajuanos possam se profissionalizar sem a necessidade de grandes deslocamentos.
QualificAJU
E, para as pessoas que não têm acesso a aulas presenciais, a Fundat criou o QualificAJU. um projeto que disponibiliza cursos e oficinas gratuitas por meio do YouTube. As atividades tiveram início na semana pasada e oferecem uma programação variada, abordando diferentes áreas do conhecimento. Ao final de cada curso, os participantes recebem certificação.
O projeto iniciou com as seguintes oficinas: Comunicação nos relacionamentos interpessoais no trabalho, Português básico e Inglês básico. Para aqueles que tiverem interesse em se voluntariar no projeto, é necessário entrar em contato com a Fundat (37111282) e expressar sua vontade de participar. Importante: o voluntariado não impede a contratação normal de instrutores que ministram cursos na Fundação.
GIRO FUNDAT
Neste ano, a Fundação também criou o Giro Fundat, um evento que reúne diversas atividades para a população aracajuana. A primeira edição foi realizada no bairro Olaria, em fevereiro, e a segunda, no 17 de Março. O Giro Fundat disponibiliza pré-cadastro para cursos, cadastro de currículos e orientação para microempreendedores individuais (MEI), emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), além do atendimento do programa Crediamigo do Banco do Nordeste.
Também foram incluídas na programação diversas atrações, como apresentações musicais, de dança, massagem, corte de cabelo, manicure, dentre outras.