A Assembleia Legislativa vai realizar em Propriá, no próximo dia 20, a primeira de uma série de sessões itinerantes no interior do Estado. Foi o que anunciou o presidente da Casa, deputado Jeferson Andrade (PSD). “É uma maneira de aproximar ainda mais o Legislativo da população”, afirmou ele.
A última sessão itinerante da Alese foi realizada em 2015. Além de Propriá, outros municípios vão receber a sessão itinerante, de modo a contemplar as principais regiões do Estado. “Cada município, cada região tem sua realidade e é para debater as demandas municipais e regionais que estamos levando a sessão da Alese para o interior”, disse Jeferson.
A Alese vai transferir toda a estrutura de uma sessão plenária para a Unit de Propriá, onde será realizada a sessão itinerante. Será um dia de trabalho e debates com a presença dos deputados, da assessoria legislativa, do sistema de comunicação da Casa e do público. “É um espaço de interação entre a população e seus representantes, visando ao desenvolvimento do município e da região”, observou o presidente da Alese.
Segundo Jeferson, a intenção da Alese com esse projeto, além de fortalecer vínculos, é tornar a ação parlamentar mais efetiva e promover a democratização do processo legislativo. “As pessoas podem conversar diretamente com os deputados, fazer sugestões, apresentar demandas, opinar e conhecer melhor o trabalho legislativo, como as coisas funcionam no Parlamento”, declarou.
DEMOCRACIA E CIDADANIA
Para o secretário-geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Igor Albuquerque, a sessão itinerante “é muito importante porque representa uma aproximação mais do que efetiva do polo de decisões e discussões das problemáticas regionais e estaduais dentro justamente da própria região, do próprio município afetado”.
“A Assembleia Legislativa entende que, privilegiando essa iniciativa, está não somente privilegiando essa interlocução, essa aproximação com a sociedade, mas também está privilegiando a própria democracia e enaltecendo a cidadania, ao levar o Poder Legislativo para perto do cidadão”, acrescentou Igor.
Estão programadas quatro sessões itinerantes para este ano. A prioridade é para municípios que ainda não receberam essa experiência. Propriá é um dos principais municípios sergipanos. Com cerca de 29 mil habitantes, é um polo de desenvolvimento do Baixo São Francisco. Entre suas atividades econômicas se destacam o comércio, a pecuária, a piscicultura, a carcinicultura, a rizicultura, a pesca e o turismo.