Elogiado por sergipanos e turistas, evento se consolida como ferramenta de geração de renda e valorização cultural
O mês mais amado do ano pelos sergipanos chegou ao fim, e com ele o encerramento do maior festejo junino do estado: o Arraiá do Povo. O evento realizado pelo Governo do Estado movimentou a Orla da Atalaia, em Aracaju, durante os 30 dias de junho, com uma programação de 95 shows no Palco Rogério, que atraíram um público de mais de 750 mil pessoas. Além do Arraiá, outros eventos como a Vila do Forró e a Segundona do Turista, na Rua São João, continuam sendo oportunidades para sentir o gostinho do São João fora de época.
Tudo isso pôde ocorrer a partir de um investimento de R$ 27 milhões da gestão estadual nos festejos juninos em 2024, o que corresponde a um aumento de 80% em relação ao ano passado, valor que se justifica pelo impacto positivo gerado por esses eventos a diversos setores.
“Quando o governo resgatou o mote ‘Sergipe é o país do forró’, a ideia era fazer disso uma ferramenta de valorização do sentimento de pertencimento do ser sergipano e incentivo à cultura, ao turismo e à economia, o que já está mais que provado que foi uma decisão acertada. Basta lembrar que, durante os 30 dias de junho, vendedores ambulantes tiveram a oportunidade de garantir sua renda, artistas e grupos culturais puderam se apresentar a diferentes públicos e a população teve mais uma opção de acesso ao lazer e à cultura, um direito básico da nossa constituição”, pondera o secretário Especial da Comunicação Social, Cleon Nascimento.
É o que reitera o presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Gustavo Paixão, que acredita que o aumento dos investimentos da gestão estadual nos festejos juninos cumprirão o objetivo de superar os resultados obtidos em 2023. “Não temos dúvidas de que o reflexo desses investimentos será, mais uma vez, o aquecimento das atividades econômicas beneficiadas com o setor de eventos, inclusive com a geração de renda para os artistas sergipanos, que foram maioria nos eventos ocorridos na capital”, argumenta o gestor.
Esses resultados já começam a ser sentidos no setor hoteleiro, que atingiu 97% de ocupação no período de São João e São Pedro, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE). Durante todo o mês de junho, a ocupação nos hotéis chegou ao percentual positivo de 70%. Não à toa foi necessária a adição de dez mil assentos em voos com destino ao Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria durante o período, o que, segundo o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, deve, também, beneficiar a economia sergipana.
“A indústria do turismo tem uma colaboração muito forte nos resultados que Sergipe tem alcançado, já que, ao trazer o turista para Sergipe, você traz recursos. O turista passa em média quatro dias em nosso estado e gasta em média R$ 200 por dia. São recursos que fazem a roda da economia girar e que beneficiam todos os sergipanos, além de manter viva a tradição de celebrar a alegria do sergipano”, considera o secretário.
Melhorias
O aumento dos recursos destinados pela gestão estadual aos eventos juninos resulta em vantagens tanto para quem vai trabalhar quanto para quem vai curtir os festejos. No Arraiá do Povo, a arena de shows foi ampliada em 18 mil metros quadrados, em comparação ao ano passado.
Outra mudança evidente no evento este ano foi a expansão da quantidade de vagas disponibilizadas para comercialização de alimentos e bebidas. Enquanto em 2023 foram 61 vendedores ambulantes, em 2024, somente na arena de shows, o público contou com a presença de 140 vendedores de bebidas e 12 barracas de comida, mais as novidades de 16 foodtrucks e 24 pontos de drinks, ou seja, um total de 192 ambulantes. O número de bares e restaurantes disponíveis no evento também cresceu – em 2023, foram oito bares e cinco lanchonetes, e em 2024 foram 12 vagas na arena de shows e mais quatro no espaço da Vila do Forró, um total de 16.
Dentre outras novidades, a que mais chamou a atenção foi a inclusão de dois dias temáticos na programação. Este ano, por meio do projeto ‘Terça do Arrocha’, as terças-feiras do Arraiá do Povo foram exclusivamente dedicadas a esse gênero musical que é tão popular entre os sergipanos. A noite do dia 18 de junho, quando se apresentaram apenas artistas do estado – Liene Show, Heitor Costa, Nadson O Ferinha e Devinho Novaes -, bateu recorde de público, com mais de 55 mil passando pela arena de shows naquela terça-feira. Já as quintas-feiras do Arraiá foram destinadas aos shows de artistas mulheres, com a iniciativa ‘Elas no comando’, que enalteceu o protagonismo feminino no Palco Rogério.
Impacto
A fim de assegurar que os festejos juninos sigam nessa constante de aperfeiçoamento, desde o ano passado, o Observatório de Sergipe, vinculado à Secretaria Especial do Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), realiza estudos de impacto do Arraiá do Povo, por meio dos quais a gestão estadual consegue conhecer os diagnósticos referentes ao evento, o que pode e o que precisa ser melhorado. Segundo o subsecretário de Estudos e Pesquisas da Seplan, Ciro Brasil, responsável pelo Observatório, a pesquisa deste ano está sendo realizada a partir de três frentes: percepção dos frequentadores, percepção dos turistas e movimentação de comércio e serviços.
“É muito importante saber, do cidadão sergipano, o que ele gostou do evento, da programação, da organização. É muito importante, também, entender o que o turista achou, como foi a movimentação turística e como os festejos juninos motivaram esses turistas a viajar. Além disso, há a pesquisa de comércio e serviços, por meio da qual pesquisamos como foi a movimentação para ambulantes, para o comércio em geral, para serviços de bares e restaurantes, lojas de roupas, hotéis, cabeleireiros e outros segmentos comerciais importantes”, explicou Brasil.
No ano passado, o estudo constatou que os R$ 15 milhões investidos pelo Governo do Estado nos festejos juninos resultaram em um impacto de R$ 61 milhões na arrecadação durante o período de junho de 2023. Com a ampliação do valor destinado a esses eventos este ano, a expectativa é que o retorno também seja ainda maior. “Com esse investimento de R$ 27 milhões do Governo do Estado, temos a expectativa de ter um retorno de mais de R$ 100 milhões que, sem dúvida nenhuma, vão retornar em forma de oportunidades para que o sergipano possa mostrar o seu talento e levar o sustento para sua família, já que ele teve essa oportunidade de emprego e renda”, reforça o secretário Jorge Teles.
Aprovação
Apesar de o estudo do Observatório de Sergipe ainda estar em andamento, o sorriso no rosto de quem foi à arena de shows na Orla da Atalaia já adianta que os resultados do Arraiá do Povo em 2024 devem ser bastante positivos. Para a empregada doméstica Maria Aparecida, de 54 anos, este ano o evento se superou em relação ao ano passado. “No ano passado eu gostei, e este ano está melhor ainda. A festa está muito bonita este ano, não tenho o que reclamar”, garantiu.
Assim como ela, a empresária Victoria Brandão, 25, acredita que o Arraiá do Povo foi aperfeiçoado em diversos aspectos. “São notórias as melhorias no espaço, na estrutura, nas atrações. Estou com amigas minhas que vieram de outra cidade justamente porque elas souberam de pessoas comentando sobre o São João daqui”, contou.
Teve até quem veio de longe só para conferir as mudanças realizadas no evento. É o caso de Hélio Ribeiro, 74, que é do Rio de Janeiro, mas sempre passa os festejos juninos na capital sergipana. “Há um bom tempo venho a Aracaju nas festas juninas, e a cada ano realmente tem melhorado bastante. Ano passado eu vim, e este ano voltei e vi que o evento melhorou ainda mais. Melhorou o espaço, o visual. A festa está muito bonita”, assegurou o turista.
Governo de Sergipe