Na audiência, a SES destacou que as crianças estão sendo assistidas com atendimento qualificado e célere
Nesta quarta-feira, 12, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto ao Ministério Público de Sergipe (MPSE) e o Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), estiveram reunidos em audiência para discutir a ampliação dos leitos pediátricos na rede estadual da saúde.
Durante a audiência com o MPSE e o Cremese, a SES evidenciou o trabalho executado para o enfrentamento da sazonalidade das síndromes gripais e ampliação de leitos, bem como destacou que as crianças estão sendo assistidas com todo o atendimento necessário e leitos qualificados para atender à necessidade da população durante o período.
O secretário-executivo da SES, Vinicius Vilela, esteve presente na ocasião e pontuou que houve um planejamento efetivo da gestão e que o Estado está comprometido em prestar assistência a todas as crianças. “Os pacientes estão sendo acompanhados com a estrutura ampliada dos leitos qualificados. Além disso, é importante destacar que, em menos de dois anos de gestão, foram entregues 89 leitos pediátricos, mostrando o comprometimento com a saúde de nossas crianças. Contamos com o empenho das nossas equipes que estão na linha de frente, oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade”, salientou o secretário-executivo.
Fortalecimento da rede
Em um ano e seis meses, o Governo do Estado ampliou leitos pediátricos em todas as suas criticidades. Foram incorporados mais 89 leitos à rede estadual pediátrica, o que representa cerca de 40% de ampliação de leitos no estado.
No que se refere a leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), Sergipe saiu de dez para 30 leitos, o que corresponde a um aumento de 200%, sendo estes divididos entre o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), o Hospital Universitário de Aracaju da Universidade Federal de Sergipe (HUA/UFS) e o Hospital e Maternidade Santa Isabel.
Entregas realizadas
Para atender à demanda das doenças sazonais, o Governo de Sergipe já entregou 58 novos leitos durante o período de sazonalidade, sendo seis no Huse (leitos da Ala vermelha); 25 no Santa Isabel (dez leitos de enfermaria e 15 semi-crítico); dez unidades no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro (dois leitos da Ala vermelha e oito pontos de observação); um no Hospital Regional de Itabaiana (Leitos da Ala vermelha); um no Hospital Regional de Glória (leitos da Ala vermelha), cinco leitos no Hospital Universitário de Lagarto (semi-crítico) e dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Universitário de Aracaju.
Governo de Sergipe