Um dos mais importantes pontos de incentivo à leitura do estado de Sergipe, a Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória comemora 176 anos de fundação e o cinquentenário da instalação da instituição cultural no bairro 13 de Julho. Nesta quinta-feira, 13, acontecerá uma programação especial, que terá início às 9 horas, com apresentação da Camerata de Violões do Conservatório de Música de Sergipe, além do lançamento do catálogo sobre a trajetória histórica da Epiphanio Dória; homenagens a personalidades sergipanas que contribuíram para a história da casa literária e exposição sobre os 50 anos de instalação no bairro 13 de Julho. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Ao longo destes 176 anos, a Epiphanio Dória cumpre sua função social de fomento à leitura, à informação, à educação e à cultura, além de disponibilizar inúmeros livros físicos e acesso ao acervo digital. O espaço também se tornou local de mediação de leitura, contação de história, encontros literários e artísticos em geral, com apresentações, debates, rodas de conversa e tudo que o circuito do saber pode contemplar.
Atualmente são mais de cem mil títulos organizados nos diversos setores que abrigam obras de grande importância histórica e bibliográfica. Um desses setores é a Hemeroteca, que dispõe de aproximadamente dez mil jornais, sendo mais de duas mil unidades digitalizadas. A Epiphanio também dispõe do Setor de Documentação Sergipana, que abriga mais de sete mil títulos, e o espaço de Obras Raras, onde os leitores podem obter informações a partir do século XIX, por meio dos 12 mil títulos.
O acervo geral é o local ideal para consultas de assuntos de cunho acadêmico e didático, que podem ser feitas no próprio espaço da BPED e o visitante pode desfrutar do setor circulante, que conta com cerca de 20 mil obras entre romances e best-sellers dos mais variados autores e temas didáticos, que estão à disposição para o empréstimo aos leitores.
A Biblioteca Epiphanio Dória respira costumes, pesquisa e sergipanidade e, além da riqueza literária, possui áreas com bonecas de pano, artesanato de todos os tipos, xilogravuras, brinquedos populares, varal de cordel e bandeirolas de festejos juninos, e o setor infantil conta com um vasto acervo de mais de cinco mil livros. O setor de Braille possui aproximadamente 500 títulos, 90 em fonte ampliada e mais de 600 títulos em formato acessível MP3.
Serviço:
O quê: Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória completa 176 anos
Quando: 13/06 (quinta-feira)
Horário: às 9 horas
Local: Rua Leonardo Leite, no bairro 13 de Julho, em Aracaju
Governo de Sergipe