Em parceria inédita, órgão trabalhará junto ao Governo do Estado durante os 30 dias de evento na Orla da Atalaia
Uma parceria inédita entre o Conselho Tutelar de Aracaju e o Governo de Sergipe está sendo realizada durante o Arraiá do Povo. Por meio do convite feito pela gestão estadual, durante todo o mês de junho o órgão municipal atuará no espaço montado na Orla da Atalaia, garantindo a fiscalização e o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente no local.
Estão sendo desenvolvidos trabalhos de prevenção, mobilização e fiscalização. O Conselho fica disposto em pontos estratégicos: um estande fixo dentro da Vila do Forró, vizinho ao espaço da Delegacia da Mulher; e um centro de observação itinerante dentro da arena de shows, para atender as demandas específicas que surgirem no Arraiá do Povo. O Conselho Tutelar já atua de forma municipal no Forró Caju, e agora leva sua experiência ao evento estadual.
Conselheira do 3° Distrito de Aracaju, Tâmara Calazans explica quais são os focos de atuação nesse cenário. “Como estamos entrando em junho e o dia 12 é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, vamos estar fiscalizando e observando as questões das velhas práticas dos meninos em condições de ‘cata latinhas’. Também vamos observar as barracas, pela proibição da venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos; e a condição do atendimento prestado pela segurança pública, Samu e postos de saúde”, pontuou.
No último dia 18 de maio foi celebrado no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. As ações do Conselho Tutelar também estarão voltadas para esta problemática, além da erradicação do trabalho infantil. “Teremos um material ilustrativo e vamos conversar com as pessoas, tornando público o serviço do Conselho Tutelar. Estarão presentes conselheiros de todos os seis distritos, sendo um de cada distrito por noite”, completou Tâmara.
Por fim, a conselheira do 3º Distrito de Aracaju fez um apelo aos pais, mães e responsáveis, para que identifiquem as crianças as quais estarão com elas nas festas. “Peço aos responsáveis que identifiquem suas crianças de alguma forma, com nome ou telefone para contato, para a eventualidade de alguma criança perdida ou que se disperse. Isso colabora bastante com o Conselho Tutelar”, completou.
Governo de Sergipe