Por Rita Oliveira
Confira entrevista com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), sobre o agrupamento governista ainda não ter construído a unidade para a sua sucessão em 2024 em torno da pré-candidatura de Luiz Roberto (PDT). E continuar as cinco pré-candidaturas: Luiz Roberto (PDT), Yandra Moura (União Brasil), Katarina Feitoza (PSD), Fabiano Oliveira (PP) e Danielle Garcia (MDB).
. Estamos a pouco mais de seis meses das eleições municipais deste ano. Em Aracaju, o agrupamento permanece com os mesmos cinco pré-candidatos a prefeito. Não há um consenso em torno do nome de Luiz Roberto, que é o seu pré-candidato e o do governador Fábio Mitidieri (PSD. Como o senhor ver isso?
Vejo com naturalidade. É sempre assim o processo eleitoral, O que nós estamos trabalhando é para fortalecer, cada vez maus, a pré-candidatura de Luiz Roberto. Acredito que ele é o melhor nome para unificar o bloco e o melhor nome para que as obras, o trabalho, esse projeto da cidade continue. É fundamental o esforço que nós fizemos de melhorar a vida da cidade. Aracaju é outra cidade. Aracaju em 2016 estava passando por uma crise imensa: salários atrasados, lixo nas ruas, a cidade com muitas dificuldades. Em oito anos nós reconstruímos a cidade. Hoje investimos mais de R$1,5 bilhão nas escolas, postos de saúde.
A cidade melhorou, mudou completamente. Hoje Aracaju, quem chega, ver essa obra: cidade limpa, cidade tranquila, urbanizada, com os postos de saúde funcionando, as escolas. Tudo isso deu um salto muito grande, então, esse projeto de cuidar bem da cidade, buscar cada vez mais resolver os problemas da cidade tem de continuar. Tem ainda as obras que nós vamos deixar para serem realizadas e mais do que isso, melhorar, pois vem muita coisa que ainda não foi feita. O candidato que ganhar a eleição vai ter de dar continuidade e melhorar ainda mais.
. Por que o senhor acha que Luiz Roberto é esse candidato?
Acho que Luiz Roberto é o nome que tem essas características. Tem experiência, trabalhou na Petrobras, foi gerente de comunicação da Petrobras, foi o presidente da Fundat indicado por Fábio Mitidieri no meu governo, depois foi 7 anos presidente da Emsurb, transformou a limpeza da cidade de Aracaju, que é uma das mais limpas. Isso tem o dedo de Luiz Roberto. Me ajudou, de maneira muita efetiva, na construção desse projeto para Aracaju Por isso, acho que ele é o nome que tem melhores condições. Foi o nome que escolhemos pelo PDT e o governador apoia a candidatura de Luiz Roberto. Vamos trabalhar. Claro que tem os outros candidatos, é natural que tenha. Mas nós vamos trabalhar, trabalhar para buscar o consenso do bloco.
. Acredita mesmo que esse consenso em torno de Luiz Roberto vai vir? E em que momento?
Aí não tem prazo. Política não existe prazo.
. Se demorar bastante a definição do agrupamento em torno do nome ou dos nomes para a sucessão em Aracaju não prejudicará o agrupamento com a divisão?
Acho que prejudicará se ficar até o fim, mas temos que trabalhar para encontramos um consenso.
. O ex-governador Belivaldo Chagas – que em 2022 coordenou o processo eleitoral quando também tinha cinco nomes na disputa pelo agrupamento e acabou chegando ao nome de Fábio Mitidieri – considera um “absurdo e complicado” o bloco ainda ter cinco nomes hoje. Acha que isso só divide, impede que os nomes do agrupamento cresçam e que a pré-candidata Emília Corrêa (PRD) continue bem à frente. Como o senhor ver, também, está análise dele?
Concordo com a avaliação do ex-governador. Ela é justa, não podemos nos dividir. Concordo com ele. Mas esse é o trabalho de unir todo mundo. Tenho esperança que vamos unir todo mundo, como unimos da outra vez, em 2022.
. Belivaldo, inclusive – que já foi duas veze governador, duas vezes vice-governador, quatro vezes deputado estadual e foi convidado para ser vice de Yandra Moura (União Brasil) – considera também preocupante o agrupamento já ter duas pré-candidaturas lançadas oficialmente pelos seus partidos [Fabiano Oliveira (PP) e Danielle Garcia (MDB)]. Acha que a demora pode inviabilizar, ter arestas em um eventual segundo turno…
Vamos trabalhar para unir, vamos lutar. O ex-governador Belivaldo vai nos ajudar, não tenho dúvidas disso. Vamos caminhar juntos, trabalhar para unificar o nosso grupo. Tô confiante.
roacontece.com.br