A Festa do Caminhoneiro, principal festejo de Itabaiana, no agreste sergipano, pode ser incluída no Calendário Turístico Nacional. Projeto de lei, de autoria do deputado federal Ícaro de Valmir (PL), quer a maior festa da cidade serrana inserida no calendário nacional.
“É incluída no Calendário Turístico Nacional a Festa do Caminhoneiro, no município de Itabaiana, Estado de Sergipe”, diz o Artigo 1º do projeto. “O evento de que trata o caput realizar-se-á anualmente no mês de junho”, conclui o Parágrafo Único.
Em sua justificativa, o deputado itabaianense observa que a Festa do Caminhoneiro “torna-se o epicentro de uma celebração única em todo o território brasileiro e que homenageia os heróis das estradas – os caminhoneiros -, em que a festa transforma as ruas da cidade em uma vibrante manifestação de gratidão e de apoio a uma das mais importantes profissões do país”.
Ainda, segundo a justificativa do deputado Ícaro de Valmir, a “Festa do Caminhoneiro é muito mais do que uma celebração. É um momento de união, onde a comunidade expressa sua gratidão por aqueles que, muitas vezes, passam despercebidos, mas que desempenham um papel vital no cotidiano de todos. Uma tradição que cresce a cada ano, a festa se torna um testemunho da solidariedade e respeito por aqueles que enfrentam as estradas para manter nossas vidas em movimento”.

O deputado federal Ícaro de Valmir lembra que em 2016 a Festa do Caminhoneiro foi reconhecida como patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, devido a sua importância social e cultural.

“Tamanha é a grandiosidade da Festa do Caminhoneiro que em 2016 ela foi reconhecida pela lei lei nº 8.129/16 como patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe. Desta feita, apresentamos o presente projeto de lei para que a Festa do Caminhoneiro, dada a sua importância no cenário turístico do nordeste brasileiro, seja inserida no calendário turístico nacional. Por todo o exposto, solicito o apoio dos nobres pares desta Casa para a aprovação desta proposta”, conclui o parlamentar, em sua argumentação junto aos deputados federais.
A Festa do Caminhoneiro é marcada por três etapas: a Feira do Caminhão, a Festa dos Caminhoneiros e as celebrações religiosas.
Por Redação
Fotos: PMI/Divulgação
horanews.net