Com a posição de protesto e entoando “governador, preste atenção: fundamental é sua obrigação”, professoras e professores da rede estadual de ensino ocuparam o gabinete da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) para protocolar ofício com um abaixo-assinado de pais e mães de alunos do Colégio Estadual Professor Artur Fortes, da cidade de Carira, pedindo que o Governo do Estado mantenha as turmas do ensino fundamental dos anos iniciais, do 1º ao 5º anos.
“Esta foi uma ação simbólica, em que usamos este abaixo-assinado desta escola em Carira para representar todos os outros que já temos de comunidades escolares de diversas cidades que pedem a manutenção do ensino fundamental dos anos iniciais na rede estadual de ensino”, disse Roberto Silva, presidente do SINTESE.
No gabinete, o superintendente executivo da Seduc, Edson Costa, apareceu para falar com o SINTESE. Segundo ele, está havendo um reordenamento e que está sendo feito ouvindo a comunidade escolar. O que foi prontamente rebatido por professores e professoras presentes. “Nós temos vários abaixo-assinados deste e de outros anos de pais e mães de crianças de diversos municípios que pedem a manutenção destas turmas. Como que o encerramento foi conversado com a comunidade escolar, se pais, mães, professoras e professores estão brigando para manter as turmas? Temos alunos, professores, salas e não temos a turma. A conta não fecha”, disse Roberto.
“Precisamos combater esta política de governo, de desmonte da educação pública, que vem se perpetuando gestão após gestão e ganhando força no Governo Fábio Mitidieri. Isso afeta o direito à educação da população, isso afeta a quantidade de postos de trabalho, isso afeta a previdência num futuro próximo. Precisamos seguir firmes na luta e aguardamos a audiência com o secretário Zezinho Sobral, já solicitada há alguns dias”, destacou Roberto Silva.
Saiba tudo sobre o ato em nosso site https://sintese.org.br/blog/destaque/sintese-cobra-manutencao-do-ensino-fundamental-pela-seduc-para-garantir-direito-a-educacao-para-os-estudantes/
Instagram: https://www.instagram.com/sintese.sergipe/
Facebook: https://www.facebook.com/sintesesergipe