A Assembleia Legislativa de Sergipe fecha o ano com uma participação efetiva nas questões relacionadas ao exercício da cidadania, fortalecimento da democracia e avanço socioeconômico do Estado, afirmou o presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), ao fazer um balanço das atividades legislativas em 2023.
“Acho que os 24 deputados cumpriram o seu papel, defendendo os interesses de Sergipe e as demandas da população dos seus municípios. A gente viu deputados preparados, debates interessantes, contribuições para o desenvolvimento do nosso Estado e para melhorar a vida do nosso povo”, disse.
Durante o ano, observa Jeferson, o plenário da Alese colocou o debate de assuntos relevantes na ordem do dia. Estudiosos, pesquisadores, sindicalistas e gestores públicos debateram com os deputados temas ligados ao clima, mulheres, idosos, crianças, quilombolas, servidores públicos, água, seca, rodovias, transporte público, mobilidade urbana e direitos das pessoas com deficiência, entre outros.
PARCERIA
De acordo com Jeferson, a Alese, ao longo do ano, foi parceira do governo em iniciativas importantes, como valorização dos servidores públicos, enfrentamento da pobreza, combate às desigualdades e esforço para transformar Sergipe em um ambiente de negócios, com potencial para gerar emprego e renda para os sergipanos. “O governador Fábio Mitidieri, um jovem competente e trabalhador, contou sempre com o apoio institucional da Casa para tocar sua política direcionada ao desenvolvimento”, afirmou.
Jeferson lembrou que esteve ao lado de Fábio em eventos organizados pelo governo ou pelo segmento empresarial com o objetivo de mostrar as potencialidades econômicas de Sergipe. Destacou o Sergipe Day, que reuniu em São Paulo pesos-pesados do setor de petróleo e gás e investidores do Brasil e do mundo em busca de oportunidades de negócios. E também o Fórum de Líderes Empresariais realizado em Washington, capital dos Estados Unidos, para discutir pautas relacionadas às demandas de investimentos no Brasil e na América Latina.
Outro momento importante destacado por Jeferson foi a visita que ele fez, como governador em exercício, ao Porto Digital, em Recife, um dos mais avançados parques tecnológicos do Brasil. “No mundo inteiro, o uso intenso da tecnologia tem gerado ambientes de negócios saudáveis e contribuído significativamente para a transformação e avanço das economias. São experiências desse tipo que queremos trazer para Sergipe”, disse ele na época.
GESTÃO
Há 11 meses no comando da Alese, Jeferson Andrade ressaltou as ações da sua gestão voltadas para a modernização administrativa e transparência legislativa. Destacou os investimentos em tecnologia da informação, o lançamento do novo Portal Legislativo na internet, novos equipamentos e mais pessoal para a TV Alese e divulgação prévia da pauta de votação de proposituras no plenário.
Ele citou também a volta do Espaço Cultural da Alese, destinado à valorização da arte e da cultura sergipana, as atividades da Escola do Legislativo, com sua agenda anual de cursos, palestras e exposições, o trabalho da Procuradoria Especial da Mulher na defesa dos direitos das mulheres e a instalação do Conselho Editorial da Assembleia Legislativa, órgão consultivo da Alese Editora, voltada para publicações de caráter cidadão, histórico e cultural.
“Para crescer no mundo atual, a gente tem que focar na tecnologia e inovação, na sustentabilidade e na cidadania, promovendo a igualdade, a dignidade e os valores democráticos”, crê o presidente da Alese. Outra marca da sua gestão é, segundo ele, o traço republicano no relacionamento com os poderes públicos, Tribunal de Contas, Ministério Público, setor produtivo e entidades da sociedade civil organizada. “O nosso gabinete está sempre aberto para o diálogo com todos, respeitando a autonomia e a natureza de cada instituição. A gente tem uma Alese que fala, mas também sabe ouvir”, assinalou Jeferson.
PRINCIPAIS LEIS QUE TIVERAM ORIGEM EM PROJETOS APROVADOS PELA ALESE
- ANO 2023:
- • Programa Primeiro Emprego
- • Programa Prato do Povo
- • Programa de Parcerias Estratégicas (PPE)
- • Programa de Premiação por Resultados na Educação Básica
- • Criação da Agência de Desenvolvimento de Sergipe
- • Ampliação da área do Complexo Portuário Industrial
- • Empréstimo de R$ 300 milhões para construção da ponte interligando os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio, em Aracaju
- • Criação da Microrregião de Saneamento Básico de Sergipe
- • Política Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor
- • Política Estadual sobre Mudanças Climáticas
- • Abono salarial para profissionais do Magistério
- • Política Estadual de Uso Medicinal e Terapêutico da Cannabis
- • Política Estadual de Atenção a Pessoas com Doenças Raras
- • Confere às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos das pessoas com deficiência
- • Obriga a assinatura física de idosos em operações de crédito para evitar golpe contra o contratante
- • Isonomia do valor de premiações entre homens e mulheres no esporte
- • Semana Estadual de Conscientização sobre Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem.