segunda-feira, 14 julho, 2025
O Coerente
  • Inicial
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Ciência e Tecnologia
    • Saúde
    • Esporte
    • Entretenimento
  • Oportunidades
  • Assinatura
No Result
View All Result
  • Inicial
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Ciência e Tecnologia
    • Saúde
    • Esporte
    • Entretenimento
  • Oportunidades
  • Assinatura
No Result
View All Result
O Coerente
No Result
View All Result
Home Destaques

Governo de Sergipe abre 49º Encontro Cultural de Laranjeiras

06/01/2024
in Destaques, Entretenimento
Governo de Sergipe abre 49º Encontro Cultural de Laranjeiras

Laranjeiras realiza até sábado um dos maiores encontros culturais do país / Foto: Igor Matias

Share on FacebookShare on Twitter

O simpósio segue até o dia 6, como um dos maiores eventos culturais do país, com realização de mesas de debates, conferências, exibição de documentários, grupos de trabalho, rodas de conversa e encontros com mestres dos saberes

Teve início nesta quinta-feira, 4, o 49º Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras. Promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), sob coordenação geral do Conselho Estadual de Cultura, o simpósio segue até o dia 6. O evento, realizado no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no município, é considerado um dos maiores eventos culturais do país e promoverá mesas de debates, conferências, exibição de documentários, grupos de trabalho, rodas de conversa e encontros com mestres dos saberes. A edição deste ano homenageia o pesquisador cultural Jackson da Silva Lima.

Como parte da programação do 49º Encontro Cultural de Laranjeiras, o simpósio conta ainda com a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE), e o apoio da Prefeitura de Laranjeiras, como importante difusor da preservação e promoção da rica herança cultural sergipana. Com o tema ‘Narrativas orais e imagéticas das culturas populares: registros e responsabilidade social’, a 49ª edição busca promover discussões enriquecedoras sobre as práticas culturais e experiências vivenciadas, proporcionando ao público a oportunidade de estar em contato com fazedores de cultura e conhecer de perto a diversidade das expressões artísticas de Sergipe.

Representando o governador do Estado, Fábio Mitidieri, o seminário foi aberto pela presidente da Funcap, Antônia Amorosa, que falou sobre a simbologia do simpósio para a herança cultural de Sergipe. “Esse encontro vem corroborar a importância do simpósio na história, na memória e na preservação da nossa identidade. O objetivo do simpósio, que ano que vem chega ao cinquentenário, mostra a força da permanência do nosso povo em não abrir mão de debates técnicos, que são fundamentais para que, cada vez mais, abramos a visão e o entendimento da nossa identidade e, por meio desses debates, apresentemos sugestões de políticas públicas que contribuam com essa preservação e com a expansão e divulgação da valorização do que é do nosso povo e da nossa gente sergipana”, afirmou. 

O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Igor Albuquerque, destacou a relevância do simpósio para o cenário cultural sergipano, nordestino e brasileiro. “Tanto que nós temos aqui personalidades que vieram de outros estados da Federação, que continuam nessa época do ano, a cada ano, ocorrendo aqui a Laranjeiras, que se transforma na capital da cultura popular. É muito importante enfatizar a preocupação do Governo do Estado, por intermédio da Funcap e do Conselho Estadual de Cultura, nessa parceria de manter viva essa tradição, contando também com os apoios de extrema relevância da Prefeitura de Laranjeiras, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e da Universidade Federal de Sergipe, transformando a cidade de Laranjeiras na capital da cultura popular e num grande local de resistência, onde as manifestações culturais são discutidas e contempladas a cada ano”, reforçou.

Já o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite, ressaltou a importância da parceria com o Governo de Sergipe para o fortalecimento do encontro cultural. “Nós estamos no 49º Encontro Cultural, em parceria com o Governo do Estado, com o Banese, que tem nos dado um apoio também fundamental. Portanto, é importante para a nossa história, para a nossa gente, para a nossa cultura, e quem não conhece sua história não conhece a si mesmo. Laranjeiras, no seu 49º Encontro, vai, mais uma vez, despontar como a capital da cultura popular, e faremos o maior Encontro Cultural do Brasil”, pontuou. 

Ainda durante a abertura, foi entregue o Título de Cidadão Laranjeirense a José Augusto Barreto Dória, que há 46 anos comanda o grupo de teatro de bonecos Mamulengo de Cheiroso. 

Homenagem

A mesa de abertura homenageou Jackson da Silva Lima, pesquisador dedicado aos estudos da literatura sergipana e do conto popular. A mesa foi composta pela professora Beatriz Góis Dantas e o próprio homenageado, tendo como coordenadora a pesquisadora cultural e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Aglaé d’Ávila. 

Para o homenageado, um dos precursores do simpósio, a homenagem representa o reconhecimento de uma jornada dedicada ao folclore e à literatura sergipana. “Então é muito grato, tantos anos depois, estar aqui, vendo que o movimento iniciado na década de 70 continua atuante, produzindo frutos e cada vez mais engrandecendo a cultura não só popular como literária do nosso estado. É um prazer muito grande estar aqui em 2024 com o mesmo entusiasmo de tantos anos atrás. Sinto-me feliz e sobremaneira lisonjeado pela homenagem que estão me prestando. Eu agradeço aos promotores dessa festa e me considero devedor de tanta generalidade”, agradeceu.

Já a pesquisadora Aglaé d’Ávila, que está envolvida no simpósio desde a primeira edição, o evento ajuda a manter a integridade do Encontro Cultural de Laranjeiras. “O simpósio para mim é o lado mais importante do Encontro Cultural de Laranjeiras, porque é um espaço do estudo, da apresentação de teses de defesa de toda cultura popular. Desta forma, Laranjeiras é uma cidade prenha de cultura porque a riqueza dos grupos folclóricos que tem aqui orgulha o estado”, expôs. 

Programação
A conferência de abertura trouxe o tema ‘Narrativas orais e imagéticas das culturas populares: registros e responsabilidade social’. A palestra foi proferida pelo conferencista Dênio Azevedo e na coordenação da mesa, o pesquisador Fernando Aguiar. 

Em seguida, a programação contou com o grupo de trabalho que debateu ‘Folkcomunicação e as narrativas orais’. Entre os participantes, José Cláudio Alves de Oliveira/BA; Talita Déda/SE; e Thiago Barbosa Santos/SE. O grupo de trabalho foi coordenado por Irineu Fontes. 

Na opinião da museóloga e artista plástica Mirtes de Menezes Almeida, mestra em Culturas Populares pela UFS, o encontro é fundamental para a manutenção viva da cultura popular regional. “É importante valorizar a cultura, principalmente a cultura oral. Eu, por exemplo, faço um trabalho com o Nagô, no Terreiro Santa Bárbara Virgem, e também com as Taieiras, porque as duas estão intimamente ligadas. E aí eu produzi um trabalho artístico com o terreiro e também com as Taieiras. Esse simpósio é fundamental porque legitima os grupos culturais, tem um tripé de pesquisa, de valorização dos grupos culturais, que são conhecimentos e saberes que é passado oralmente, de boca a ouvido, de mestre a discípulo”, disse.

O simpósio segue até o dia 6 e oferece uma oportunidade para o público ampliar seu conhecimento sobre as práticas culturais e experiências vivenciadas em Sergipe, numa interação direta com fazedores de cultura, fortalecendo os laços entre a população e suas raízes culturais.

Confira a programação completa

5 de janeiro – sexta-feira

9h – GT 2 – Narrativas orais e imagéticas nos estudos das religiosidades
Documentário ‘Penitentes’ – Dirigido por Pascoal Maynard
Participantes:
– Antônio Alves do Amaral/SE – Os Penitentes em Sergipe
– Wilson Caetano/UFBA – As religiões afro-brasileiras
– Luciano Lima Souza/BA – Os Colares Sagrados da Memória no Candomblé da Bahia

10h30 – Encontro com Mestres dos Saberes
– Aglaé d’Ávila/SE – Mestre Raminho e sua trajetória
– Dona Acácia – Caceteira de Mestre Rindú – São Cristóvão/SE
– Mestra Dona Madá – Samba de Coco da Ilha – São Cristóvão/SE
– Mestre Antônio Modesto – Mestre Tonho Preto – Boquim/SE

11h30 – GT 3 – Narrativas orais e imagéticas nos estudos das Culturas Populares
Documentário ‘Taieiras’ – Dirigido por Pascoal Maynard
Participantes:
– Maria Taires dos Santos/SE – Empoderamento da Mulher Quilombola
Cristiane Cardoso Barbosa Alves/SE – Comunidade Quilombola Porto D’Areia
Mirtes de Menezes Almeida/SE – Irmandade Santa Bárbara Virgem Nagô e as Taieiras de Laranjeiras/SE
– Wexyza Ferreira/SE – Representatividade feminina nos Cavalos Marinhos da Zona da Mata Norte de Pernambuco
Coordenação – Dênio Azevedo/SE

6 de janeiro – sábado

8h30 – GT 4 – Políticas Públicas para as Culturas Populares: responsabilidade social e direitos culturais
Participantes
– Representante da Funcap
– Representante do Conselho Estadual de Cultura
– Representante da Prefeitura de Laranjeiras
– Representante do MINC
– Representante do Escritório Estadual do MINC em Sergipe
Coordenação – Fernando Aguiar/SE

10h – Comunicações
– André Barbosa de Santana/SE – Recortes biográficos das Taieiras de Lagarto/SE
– Edcley Vasconcelos Leite Serra/SE – Cultura Popular e Educação Estética: um estudo sobre o Pastoril.
– Mariane Andrea Rocha / AL – Guerreiro Treme-Terra de Penedo-Alagoas
Coordenação – Maria Augusta Mundim Vargas/SE

12h – Diálogos e Imersões com o Festival de Parintins – a ópera cabocla
Apresentação – Djane da Silva Sena/AM

13h – Moções e escolha do tema do simpósio que vai celebrar o Cinquentenário do Encontro Cultural de Laranjeiras
Coordenação – Igor Albuquerque/SE – Presidente do Conselho Estadual de Cultura

Programação paralela – Exposições nos espaços culturais

UFS – Campus Laranjeiras
– Exposição – Nossos Mestres: Jackson da Silva Lima e Mestre Raminho
– Exposição Coletiva – Identidades Culturais, Raízes e Crenças
(Curadoria de Jane Junqueira)

Casa de Cultura João Ribeiro
– Exposição – O lluminar do São João Laranjeirense (Curadoria de Marcos Oliveira)
– Exposição – Entre críticas, espelhos e paisagens (Curadoria e Artista Ben barr)

Museu Afro Brasileiro
– Exposição – Aiyê Mi Terra – Artista Allan D’Xangô
(Curadoria Jane Junqueira)

Museu de Arte Sacra
– Exposição – As Irmandades Religiosas e suas funções em plagas Laranjeirenses
(Curadoria Neto Oliva)

se.gov.br

Spread the love
Previous Post

Governo do Estado publica resultado de análise para licitação de estudos da ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros

Next Post

O Gol da Gente permitirá a troca de documentos fiscais por ingressos para jogos de futebol profissional realizados nos estádios sergipanos

Redação

Next Post
O Gol da Gente permitirá a troca de documentos fiscais por ingressos para jogos de futebol profissional realizados nos estádios sergipanos

O Gol da Gente permitirá a troca de documentos fiscais por ingressos para jogos de futebol profissional realizados nos estádios sergipanos

O Coerente

© 2020 O Coerente

No Result
View All Result
  • Inicial
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Ciência e Tecnologia
    • Saúde
    • Esporte
    • Entretenimento
  • Oportunidades
  • Assinatura

© 2020 O Coerente

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In