Para dar mais comodidade e segurança para quem transita pelo Centro da capital, sejam pedestres, ciclistas e condutores, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza o processo de recuperação das calçadas das avenidas Ivo do Prado, Otoniel Dórea e Rio Branco.
A demolição dos pisos dos passeios foi dividida em duas partes, e já foi concluído todo o trabalho previsto na etapa atual. Além disto, foram retiradas a balaustrada e toda a estrutura de sustentação. No último fim de semana, a gestão municipal removeu parte dos entulhos da obra, de aproximadamente 400 toneladas, demandando mais de 20 veículos para o transporte do material.
Agora, está sendo executado corte dos pilares existentes do antigo passeio e, a depender da análise do estado de cada um, podem ser reaproveitados.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, fala da complexidade da obra e do benefício que ela proporcionará para toda a comunidade aracajuana.
“É um local que precisava mesmo da nossa intervenção. Como aqui tem um fluxo muito grande de pessoas e veículos, traremos mais segurança para todas as pessoas, inclusive com mais acessibilidade. É uma obra que terá algumas implicações causadas pelo nível da maré. Então, quando ela estiver alta, não será possível executar as atividades que são, em grande parte, realizadas dentro do rio Sergipe. Isso fará com que o trabalho aconteça em horários alternativos, mas já estamos preparados para isso. Esse calçadão não vai ser somente mais confortável, mas será também mais bonito e irá compor um dos mais belos cenários da capital”, avalia.
A obra compreende os passeios situados às margens do Rio Sergipe, no trecho localizado entre o Largo da Gente Sergipana e o chamado ‘terminal de tototós’, totalizando uma extensão de aproximadamente 870 metros.
O serviço demanda investimento de R$ 5.468.685,05. A obra contempla a recuperação dos passeios e da balaustrada, pavimentação da calçada em concreto em área de aproximadamente 2,1 mil m², aumento da largura do passeio em 65cm, implantação de bancos e iluminação em LED, pintura, meio-fio, gramado, implantação de pisos táteis e rampas para cadeirantes e ciclovia.
AAN