A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início, na manhã desta quarta-feira, 31, à Jornada Pedagógica 2022 – 2º semestre -, evento direcionado a todos os professores e gestores da rede municipal com o intuito de estabelecer e discutir as medidas necessárias para elaborar o planejamento didático do segundo semestre do ano letivo, bem como para a apresentação dos resultados da avaliação diagnóstica da rede, realizada em julho deste ano.
O evento segue até esta quinta-feira, 1º, em hotéis da capital, e faz parte de mais uma das ações da gestão municipal, entre outras estabelecidas no calendário da Semed, destacando o compromisso da Prefeitura com o ensino no município. Ao longo do ano, a Jornada Pedagógica acontece em dois momentos, no início do primeiro semestre letivo e também do segundo.
De acordo com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, a Jornada Pedagógica foca no replanejamento pedagógico, além de servir para avaliar aquilo que foi desenvolvido no primeiro semestre, com o intuito de verificar o que precisa ser corrigido.
“É importante a educação de Aracaju começar o segundo semestre preparada para enfrentar os desafios que ainda se colocam diante de nós. No ano de 2022, um ano considerado atípico, em que estamos tentando recuperar as aprendizagens que foram prejudicadas durante a pandemia, não podemos nos dar ao luxo de deixar com que o segundo semestre se inicie e transcorra sem uma ação coordenada entre a rede municipal e as escolas, diretores, coordenadores pedagógicos, e departamentos da rede. Então, esses dois dias são muito valiosos porque é nesse momento que vamos potencializar e materializar as ações para os meses que compõem o segundo semestre do ano”, aponta o secretário.
O diretor de Educação Básica do município, Evilson Nunes, explicou que o evento está organizado em diferentes blocos, sendo um para diretores e coordenadores administrativos, outro com coordenadores pedagógicos, um terceiro para os anos iniciais de ensino, e mais um para os anos finais. Segundo ele, “esse é o momento de apresentar aos professores, coordenadores pedagógicos e diretores, o resultado das avaliações realizadas em julho e traçar novas estratégias para a melhoria desses dados durante o segundo semestre letivo”.
“Inicialmente, em cada um dos grupos organizados para essa jornada, apresentamos resultados das avaliações e, em seguida, dialogamos com eles sobre as estratégias para melhoria desses resultados. Como um professor vai trabalhar a dificuldade mais evidenciada por cada grupo de alunos, como o coordenador pedagógico pode conduzir melhor o processo na sua escola e como o diretor pode liderar as suas equipes na busca por aquilo que é essencial para a educação, que é a aprendizagem dos alunos”, detalhou Evilson.
Participação dos gestores
Presente no primeiro dia da Jornada, a diretora da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, Carol Teixeira, classificou o encontro como essencial.
“É muito importante ter esse momento para que a gente conheça e tenha um feedback de toda a avaliação feita no início do percurso, ver o avanço que já encontramos na nossa rede, como iniciamos e como foi o meio dessa avaliação, para que a nossa comunidade veja como conseguimos sair de alunos que não eram leitores, e avançar, tornando eles leitores, de fato. Através dos professores, que é o elo da escola com o aluno e com as famílias, temos comprovado como programas, a exemplo do Educaju, têm valido a pena, sendo muito importante para todos nós”, comenta Carol.
A coordenadora administrativa da Emef Sérgio Francisco da Silva, Fabiana Araújo enfatizou que “quem trabalha com a educação sabe que a recomposição da aprendizagem é o ponto principal para que se possa ajudar as crianças que passaram por esse período de pandemia afastadas das escolas”.
Ainda de acordo com ela, “é essencial fazer essa avaliação para que a educação do município possa adequar esse planejamento para trabalharmos daqui pra frente, pensando na recomposição da aprendizagem”.
AAN