Candidaturas registradas, outras sub judice aguardam deferimento mesmo com várias certezas e outras indefinições os times ou partidos políticos estão com suas campanhas nas ruas, correndo para conseguir convencer seus eleitores.
Algumas indefinições da legislação tem deixado muitos candidatos com problemas jurídicos sem dormir direito. São processos de gestões passadas, que agora interferem na Lei da ficha limpa publicada recentemente pelo TCU, Tribunal de contas da União. Tem candidatos que podem se eleger, mas poderá não assumir o mandato por estas pendências em processos transitado e julgado.
Mas fora essas preocupações, muitos candidatos estão em campanha tentando conquistar o voto dos indecisos nos mais diversos locais de Sergipe e do nosso imenso Brasil. Tem candidato desesperado a procura de votos para conseguir mais um mandato. Ao longo desses anos, percebemos muitas mudanças no eleitorado brasileiro, seja na forma de analisar os candidatos nas redes sociais e através de pesquisas, tentando conhecer melhor o candidato para não errar seu voto e dessa forma não colabora com a nossa democracia. Candidatos com histórico ruim e sérios problemas, poderiam ficar no meio da estrada. O eleitor das eleições 2022, estão mais criteriosos e seletivos. Mesmo o político moderno e acostumado a enganar, ludibriar eleitores, estão tendo surpresas ao propor propostas indecentes.
O TSE,TRE e a polícia federal estão monitorando e de olhos abertos a regiões de conflitos e de clima mais acirrados para coibir a compra de votos e brigas entre grupos políticos rivais. Portanto alguns candidatos cuidado para não cometer abuso do poder econômico ou outros crimes eleitorais.
Que tenhamos uma disputa democrática e cheia de esperança entre os candidatos, com harmonia, decência e muito dinamismo. Precisamos fortalecer nossa democracia e especialmente as instituições democráticas, com um clima de respeito eleitoral e de aceitação dos resultados.