A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), concluiu, nesta sexta-feira, 12, o reforço pedagógico para os alunos do ensino fundamental. A ação foi iniciada no último dia 1º e ofertada a 2.124 estudantes, do 2º ao 6º ano, através de aulas em 30 escolas polo, contemplando crianças matriculadas na própria unidade escolar e em outras da rede que estão localizadas no mesmo bairro.
O foco deste reforço foi o processo de leitura e escrita como ferramentas de desenvolvimento da alfabetização. A seleção dos alunos participantes ocorreu diante dos resultados de avaliações, realizadas entre 11 e 15 de julho, pela Semed.
Neste último dia, a equipe da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef), percorreu as escolas para aplicação de mais uma prova de fluência leitora, buscando mensurar o avanço dos estudantes por meio de comparação com o desempenho anterior de cada um.
“No formato em que a Educação de Aracaju estruturou este momento, percebemos resultados significativos. As experiências relatadas por professores e instrutores escolares, por exemplo, demonstram que esse trabalho individualizado com os alunos é capaz de render frutos, em curto espaço de tempo. Isto já encaminha para a Semed uma nova estrutura de como lidar com estudantes com maior dificuldade de aprendizado e, a partir desta experiência, o próximo passo é instituir o reforço de férias para o meio do ano, no calendário escolar, a partir de 2023”, explana o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), Evilson Nunes.
Como coordenadora pedagógica da Emef Diomedes Santos Silva, do bairro Santa Maria, Vânia Marcelino afirma que cerca de 150 alunos da unidade de ensino participaram do reforço, um momento muito valioso, segundo ela, para o avanço educacional de cada um.
“Mesmo não tendo alcançado 100% dos resultados, todo tempo é valioso para a evolução da leitura e melhoria da aprendizagem. Foram dez dias bem aproveitados e surtiram efeitos, sim. Espero que o trabalho continue e, como escola, também iremos pensar em outras propostas para auxiliar os estudantes que estão precisando mais”, pontua Vânia.
A professora da Emef Tenisson Ribeiro, do bairro Aruana, Márcia Henrique, conta que utilizou fichas de leitura, o livro “Relembrando” e outras técnicas pedagógicas de fortalecimento da aprendizagem nesses dias de reforço.
“Foi gratificante para os alunos e para nós, porque alguns chegaram aqui sem reconhecer alguns itens do alfabeto e, a partir do momento em que fomos trabalhando, eles foram identificando. Hoje, no último dia, já mostram um bom desempenho, lendo as palavrinhas. Creio que, até o final do ano, eles já estejam leitores fluentes”, explica Márcia.
Aluno da professora Márcia durante o reforço, Ryan Victor, de 11 anos, fala com orgulho sobre sua conquista.
“Consegui aprender mais depois dessas aulas. Agora consigo juntar as palavras e ler tudo. Tenho um livro da escola que posso ir levando para a casa e, lá, minha mãe me ajuda na leitura”, conta Ryan.
AAN