O deputado federal Fábio Henrique (UB), pré-candidato a reeleição, foi mencionado na pesquisa divulgada esta semana pelo instituto Opinião Pesquisa e Marketing. No entanto, Fábio demonstra desvantagem contra adversários diretos, como também em relação a correligionários de sigla: o deputado aparece atrás de André Moura (UB) e Rodrigo Valadares (UB) no estudo de intenção de voto.
A pré-campanha de Fábio Henrique tem lidado com conflitos internos dentro do União Brasil. Dentre os postulantes da sigla, Fábio tem apresentado pouca organização política, não conseguindo formar uma composição sólida, apesar de possuir o mandato na Câmara dos Deputados.
O baixo desempenho nas sondagens tem relação com essas perdas de lideranças e o desfacelamento de bases eleitorais de Fábio. Em seu reduto eleitoral, Nossa Senhora do Socorro, Henrique vem sofrendo uma debandada em seu grupo, perdendo quadros importantes para o companheiro de partido Rodrigo Valadares, que além de trazer para o seu projeto em 2022 o Major Toledo, articulador de sua campanha municipal em 2020, também trouxe dois vereadores que antes seguiam com o seu projeto político.
As baixas frequentes da pré-campanha de Fábio Henrique fortalecem a tese de que sua campanha é inviável, de modo que vem perdendo força nos principais colégios eleitorais e dentro da agremiação partidária a qual faz parte, o que é demonstrado pelo estudo do Opinião, em que Fábio aparece como o mais fraco dentre os principais nomes competitivos do UB para disputar vaga na Câmara Federal em 2022.
jornalsergipe