Aracaju conta hoje com 99% dos domicílios com coleta domiciliar. A regularização da limpeza urbana foi reconquistada a partir do planejamento elaborado pela gestão municipal, que desde 2017 conseguiu erradicar mais de 2.000 pontos de descarte irregular de lixo que estavam espalhados pela cidade.
Além da coleta domiciliar, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) executa ações permanentes de limpeza, a exemplo da manutenção preventiva de canais, mutirões nos bairros, construção de ecopontos, limpeza das praias e a iniciativa do Cata-Treco.
Moradora do Santo Antônio há 42 anos, Adriele Elisa parabeniza a gestão municipal pelos cuidados em manter a cidade limpa. “É importante que cada um de nós possamos fazer a nossa parte. A gestão municipal está de parabéns por mais uma ação valorosa”, comenta.
A mesma satisfação é compartilhada pela estudante Patrícia Brito, que mora no Santo Antônio há 22 anos. “Quando há reclamações para se fazer, nós moradores reclamamos, mas acredito que quando se tem elogios e reconhecimento, também devemos fazê-los. Nunca vi o bairro tão limpo e bem-cuidado como nesta administração. Sempre vejo os servidores trabalhando ativamente pelas ruas, eles merecem ter o trabalho reconhecido”, conta.
O atendente de telemarketing Max Wendel destaca que a limpeza é importante para todo mundo que mora na cidade. “A gente fica feliz em saber que a Prefeitura está fazendo essa ação não só no Santo Antônio, mas nas demais também”, comemora o morador da localidade há 21 anos.
Tânia Cristina, 69 anos, moradora do bairro Palestina, acompanha a execução dos serviços de limpeza e reconhece a qualidade do trabalho. “Estamos vendo que a Prefeitura está se importando com a limpeza da cidade, isso é importante para o município”, comenta a aposentada, que reside há mais de 10 anos na região.
Também moradora da Palestina, Anselma Jesus relembra que o mato e a sujeira estavam provocando transtornos para os moradores do local. “Entrava rato e escorpião na minha casa. Estava com medo de chover. Esse serviço trouxe muitas melhorias para o bairro. Estávamos precisando muito disso. Saber que a comunidade está sendo limpa me deixa mais tranquila”, expressa.
AAN