A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), transferiu permanentemente a Urgência Odontológica do Hospital Fernando Franco, para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica na rua Carlos Pereira de Melo, 450, no bairro Farolândia.
O serviço de urgência odontológica é ofertado de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h; aos finais de semana e feriados no regime de plantão 24 horas. De acordo com a Coordenadora do Programa Saúde Bucal, Tamires Dias, o atendimento de urgência durante dia útil é realizado das 7h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Para ter acesso à urgência odontológica o usuário passa pela recepção para identificação e cadastramento, e logo após recebe o atendimento. Ao dar entrada para urgência, o usuário precisa apresentar um documento de identificação com foto que é obrigatório, e dispor do cartão SUS. Se o usuário for atendido no serviço de urgência do CEO e necessitar de uma continuidade do tratamento odontológico é orientado procurar uma UBS”, explica.
Agendamentos
Para os atendimentos odontológicos eletivos, o usuário pode agendar presencialmente na Unidade, ou também pode entrar em contato com a central de atendimento, pelo 0800 729 3534, digitando a opção 7. O serviço funciona de segunda a sexta-feira de 8h às 17h. A ligação será direcionada para as técnicas do Programa Saúde Bucal, as quais agendarão as consultas nas Unidades.
Atendimentos nas Unidades e CEO
O usuário é atendido, inicialmente, na Rede de Atenção Primária pela equipe de Saúde Bucal das UBSs. Após esse atendimento, em casos suspeitos de lesão de boca que precisem de um tratamento especializado o usuário e morador de Aracaju é encaminhado para o CEO.
“No CEO são realizados atendimentos aos pacientes com necessidades especiais, canal (endodontia), periodontia, cirurgias, lesão de boca e o RX periapical. No caso de atendimento especializado, as consultas são encaminhadas pela UBS. O Centro de Especialidades conta com oito cadeiras odontológicas, um abrigo de resíduos, banheiros com acessibilidade, almoxarifado, CME, arquivo, sala de reunião, depósitos para equipamentos, sala de laudos e duas salas adaptadas para receber pacientes especiais”, detalha Tamires Dias.
AAN