Marcando uma nova fase para estudantes e toda a comunidade escolar, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou a entrega dos absorventes às escolas da rede municipal nesta terçaa-feira, 22. A ação representa mais um passo importante na execução do Projeto Florir, cuja finalidade é garantir dignidade menstrual às estudantes através do acesso a produtos higiênicos adequados e informações importantes para a saúde.
O projeto é elaborado e executado em parceria pelas Secretarias Municipais da Educação, da Saúde (SMS) e da Assistência Social (Semfas). Neste primeiro dia de entrega, nove Escolas Municipais de Ensino Municipal (Emefs) receberam os produtos de higiene. A distribuição está sendo realizada por região, e até o fim desta semana, 200 mil itens serão distribuídos.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, afirma que o Florir é um projeto muito importante, pois, com ele, a Prefeitura proporcionará mais dignidade às meninas que estudam na rede municipal de ensino, ao mesmo tempo em que um problema grave da sociedade será enfrentado, que é a pobreza menstrual.
“Desde que a parceria com o Ministério Público foi firmada, temos nos empenhado para torná-lo realidade e, agora, com o início da distribuição dos absorventes para as escolas municipais, avançamos nesta grande iniciativa, combatendo uma questão que já é discutida no país inteiro. Paralelo à entrega dos absorventes, realizaremos diversas ações de conscientização, com uma equipe multidisciplinar e que envolverão não apenas as meninas, mas suas famílias também”, explana o prefeito.
A Semed calcula que será necessária a aquisição e entrega de 160 mil absorventes por ano. A distribuição desses itens beneficiará as pessoas que menstruam matriculadas na rede municipal de ensino inscritas no CadÚnico. Segundo a secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, o projeto contempla cerca de 7.272 estudantes matriculadas na rede, garantindo não somente mais qualidade na educação, como também mais saúde e mais dignidade à população aracajuana.
“O absorvente é um item fundamental para a higiene e saúde da mulher e hoje estamos extremamente felizes em entregá-los às escolas e nossas alunas poderem ter seu produto garantido. Além disso, esta é uma maneira de combatermos a evasão escolar, garantirmos o desenvolvimento pleno da aprendizagem e superarmos outros empecilhos que atrapalhem a presença do estudante em sala de aula. É um dia marcante e representa o cuidado da Prefeitura de Aracaju com a qualidade de vida de todos”, pontua a secretária Cecília Leite.
Diretora da Emef Santa Rita de Cássia, no bairro Novo Paraíso, Simone Araújo diz já ter presenciado situações em que as alunas se sentiram constrangidas por eventos relacionados à menstruação. Este é um dos motivos, segundo ela, que receber os produtos é motivo de muita alegria para ela e a comunidade escolar.
“É de grande relevância recebermos esses itens na escola porque é um assunto que faz parte da nossa realidade e da nossa rotina. Como trabalhamos com um público adolescente, vira e volta temos casos de crianças ou jovens que chegam com alguma situação difícil relacionada à menstruação, muitas sem condições de adquirir absorvente. Então a escola já tinha essa preocupação em fazer essa aquisição e com esta nova política vamos ficar abastecidos para poder auxiliá-las”, ressalta a diretora da Emef Santa Rita. O sentimento é compartilhado pela diretora da Emef Ágape, Deisevania Santos. “Apesar da nossa escola ir até ao 5º ano e ser do fundamental menor, há alunas que já menstruam e essa entrega é de suma importância porque a gente sabe que tem muitas famílias que passam por uma pobreza menstrual. Ainda tem a questão de estarmos preparados para acudir alguma situação de constrangimento”.
Entre as entregas, 60 mil pacotes de absorventes hipoalergênicos suaves para alunas com fluxo menstrual do leve ao moderado; e140 mil do tipo noturno ou noite/dia, para quem possui menstruação mais intensa. As ações do Florir integram o Plano Intersetorial Integrado, formado pelas três secretarias envolvidas no Programa, com iniciativas para a promoção da saúde a partir de orientação sobre a pobreza menstrual e seus estigmas.
AAN