Ao estabelecer o aprimoramento da mobilidade urbana como um dos eixos de transformação da cidade, a Prefeitura de Aracaju adotou medidas para consolida-lo na prática, como a melhoria da qualidade de ruas e avenidas, reformas de terminais de integração de transporte e requalificações viárias.
Uma das intervenções mais recentes demonstram este cuidado da gestão municipal: após apenas 14 dias, foi concluída a obra de recapeamento asfáltico das avenidas Jornalista Santos Santana, no bairro Jardins, e Sílvio Teixeira, no bairro Grageru.
A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do projeto, realizou a fresagem – retirada de toda a antiga camada asfáltica – e aplicou o novo pavimento. No total, foram 3,4 km de extensão, contemplando os dois sentidos das avenidas, beneficiados com a obra.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a celeridade do serviço e a melhoria feita em uma área de grande circulação de veículos. “Aproveitamos o feriadão do Carnaval, quando houve uma redução muito grande no trânsito, para tocar a obra de uma forma mais acelerada, e conseguimos concluir de forma muito satisfatória. Essa é uma região importantíssima, porque além de ter uma área bastante habitada, há uma circulação grande de pessoas por conta do comércio local”, explica Ferrari.
O gestor lembra que, com a repavimentação das avenidas Jornalista Santos Santana e Deputado Sílvio Teixeira, a Prefeitura ultrapassa a marca dos 120 km de vias recapeadas em apenas cinco anos. “É uma melhoria que chega a todos, do transporte coletivo ao motociclista. Atuamos em avenidas de grande tráfego de veículos e também dentro dos bairros. É bastante visível o trabalho que vem sendo feito, que proporciona mais segurança e conforto para condutores e passageiros na cidade”, frisa Ferrari.
Fruto de um investimento de R$1,5 milhão, a obra contempla, além da reestruturação das avenidas, a recuperação das calçadas com a restituição dos equipamentos que garantem acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção. O projeto inclui, ainda, sinalização vertical e horizontal das vias.
AAN