sábado, 13 setembro, 2025
O Coerente
  • Inicial
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Ciência e Tecnologia
    • Saúde
    • Esporte
    • Entretenimento
  • Oportunidades
  • Assinatura
No Result
View All Result
  • Inicial
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Ciência e Tecnologia
    • Saúde
    • Esporte
    • Entretenimento
  • Oportunidades
  • Assinatura
No Result
View All Result
O Coerente
No Result
View All Result
Home Destaques

Educação Infantil: Prefeitura investe em aquisição de material pedagógico

08/01/2022
in Destaques, Educação
Educação Infantil: Prefeitura investe em aquisição de material pedagógico
Share on FacebookShare on Twitter

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) especifica que, “brincando, a criança pode se expressar, conhecer a si e ao outro, resolver conflitos e explorar o ambiente no qual está inserida”. A partir desta premissa, a Prefeitura de Aracaju investe em equipamentos pedagógicos que possibilitem o desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos da rede municipal de ensino.

Todas as 46 Escolas Municipais de Educação Infantil de Aracaju estão recebendo parquinhos espumados. A distribuição dos equipamentos, realizada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), foi iniciada em dezembro e, até o momento, 18 unidades já estão com os brinquedos montados e em uso.

Os educadores explicam que, com a ludicidade da aula realizada com os brinquedos, diversas competências da BNCC são alcançadas. “Tem a questão da coordenação motora, do equilíbrio, o fortalecimento do corpo. As crianças dominam mais o movimento, porque são desafiadas a subir, a ultrapassar os obstáculos. Além disso, há a interação com os colegas, trabalhando a questão do ‘eu e o outro’, há um relacionamento, uma quebra de timidez e desenvolvimento da coragem” ,explica a diretora da Emei Dom Helder Câmara, Maria de Fátima Teles Góis.

A partir das brincadeiras, é possível que o professor elabore, ao encerrar o ano letivo, o relatório sobre a evolução da criança. “Esse parquinho vem para trabalhar a socialização, o movimento, o brincar e o lúdico, que é um dos principais fatores para a Educação Infantil. As brincadeiras no parquinho estão dentro da rotina da escola, do planejamento das professoras, afinal, também é uma aula. Ao final do ano letivo, a professora avalia se a criança socializou, se tem bom desenvolvimento motor, tudo isso a partir de um parquinho. Aos olhos de quem está fora da escola, é apenas mais um brinquedo, mas não imagina que este brinquedo é extremamente rico em sua utilidade”, afirma a diretora da Emei Neuzice Barreto, Simone Nascimento de Araújo.

AAN

Spread the love
Previous Post

Janeiro Branco: Prefeitura mantém oferta do Serviço de Apoio Psicológico Remoto

Next Post

Aracaju registra primeiro caso de dupla infecção de coronavírus e influenza - ALERTA EPIDEMOLÓGICO

Redação

Next Post
Aracaju registra primeiro caso de dupla infecção de coronavírus e influenza – ALERTA EPIDEMOLÓGICO

Aracaju registra primeiro caso de dupla infecção de coronavírus e influenza - ALERTA EPIDEMOLÓGICO

O Coerente

© 2020 O Coerente

No Result
View All Result
  • Inicial
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Ciência e Tecnologia
    • Saúde
    • Esporte
    • Entretenimento
  • Oportunidades
  • Assinatura

© 2020 O Coerente

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In