O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, na manhã desta sexta-feira, 19, ao lado do governador Belivaldo Chagas, o andamento das obras de novos trechos da Orla Sul, em Aracaju. Eles visitaram as etapas 2 e 3-A do projeto, cujas intervenções seguem avançadas e com previsão para entrega no início de 2022. Ao final da obra, a Orla Sul contará com 15 quilômetros de extensão, seguindo por toda a faixa litorânea até as imediações do Farol do Mosqueiro. Assim como a Orla da Atalaia e o primeiro trecho da Orla Sul, após a conclusão dos novos trechos, a Prefeitura será responsável pelo gerenciamento de toda a área.
“Essa é uma obra muito importante para a nossa cidade e a cada novo trecho que for finalizado, será repassado para a Prefeitura, que administrará toda a área. Essa é uma reivindicação antiga minha e em todas as minhas administrações, sempre pleiteei esse repasse aos governadores porque sempre acreditei que a Prefeitura deveria assumir esse papel. Então, em 2020, assumimos a Orla da Atalaia, já conveniamos o primeiro trecho da Orla Sul e, assim que os demais forem entregues, faremos o mesmo. Cuidaremos deste espaço com muita satisfação. É um grande presente do Governo do Estado para a nossa capital e que fortalecerá muito a nossa economia”, destacou Edvaldo.
O governador Belivaldo Chagas ressaltou a celeridade das obras e frisou que o acompanhamento das intervenções “oportuniza aos gestores cobrar das empresas ainda mais agilidade”. “Estamos fazendo uma obra grandiosa e que, ao final, custará cerca de R$ 70 milhões. Nós já tivemos o primeiro trecho sendo entregue e agora visitamos o trecho 2 A, que está previsto para ser entregue no mês de janeiro de 2022. Além disso, visitamos também o trecho 3 A, que está em ritmo bastante acelerado, com a possibilidade que seja entregue também até o mês de março de 2022. Será um impacto extremamente positivo, afinal de contas, a região já era bonita pela própria natureza e vai ficar mais bonita ainda e organizada”, afirmou o governador.
Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a intervenção está inserida na ampliação da infraestrutura turística do estado, que vem a ser um dos pilares do Programa de Recuperação da Economia – Avança Sergipe, que tem como objetivo promover a aceleração econômica sergipana, prejudicada em razão da pandemia da Covid-19.
Orla Sul
A Orla Sul tem início a partir da intersecção da avenida Santos Dumont com a rua Deputado Clóvis Rollemberg, no bairro Atalaia e segue pela faixa litorânea da Rodovia Inácio Barbosa (SE-100) até o Farol do Mosqueiro, no limite com o município de Itaporanga D’Ajuda, totalizando 15 km.
O Trecho 1, já inaugurado, possui 2,16 quilômetros de extensão com ciclovias e calçadas com acessibilidade – rampas, piso tátil, além de sinalização vertical e horizontal. Também possui 2,26 quilômetro de mureta/banco linear, cinco passarelas de concreto para acesso à praia, rampas, bicicletário, quatro bolsões de estacionamento, com 71 vagas, aparelhos de ginástica, brinquedos temáticos, paisagismo e duas edificações para salva-vidas.
Já o Trecho 2, visitado nesta sexta, estão sendo construídas duas quadras de vôlei, uma quadra poliesportiva e três passarelas de concreto. O projeto também conta com a implantação de equipamentos de ginástica, construção de 17 abrigos para bares existentes, construção de Posto Policial, banheiros, bicicletário, dois postos salva-vidas e arquibancada em concreto, além de ciclovias e calçadas.
No trecho 3A, com extensão de 1,8 km, também em execução, estão sendo erguidos nove bolsões de estacionamento com 262 vagas, ciclovias, espaços infantis, colocação de equipamentos de ginástica, prédio para feirinha de praia, bicicletário, criação, implantação da praça da rede, estações de descanso coberto além de rede de esgotos sanitários e de drenagem pluvial, recuperação ambiental e paisagística.
AAN