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Home Destaques

Durante a pandemia, atuação dos servidores municipais se traduz em proteção à vida

29/10/2021
in Destaques, Saúde
Durante a pandemia, atuação dos servidores municipais se traduz em proteção à vida
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Há quase 20 meses vivendo uma pandemia, os servidores do Município têm se empenhado, sobremaneira, em diversas frentes, nas ações de controle da disseminação do coronavírus, de modo a proteger e salvar vidas, sem descuidar, entretanto, do cuidado com a cidade e da oferta de serviços essenciais ao bem-estar de toda a população.

Por este motivo, a gestão da Prefeitura de Aracaju aproveita este 28 de outubro, Dia do Servidor Público, para parabenizar e ressaltar a importância do papel de cada servidor para garantir o pleno funcionamento da cidade em todo este período pandêmico e as condições necessárias à retomada segura das atividades econômicas, culturais e sociais.

No último final de semana, após 84 semanas de pandemia, Aracaju zerou o número de óbitos, de internações e de novos casos de covid-19 registrados na rede municipal de saúde. Além das medidas restritivas e testagem massiva da população, a realização célere e logística otimizada da campanha de vacinação contribuíram sobremaneira para que a capital sergipana chegasse a reduzir significativamente os índices relacionados à doença, tudo isso somado ao esforço e dedicação dos servidores envolvidos em cada uma das ações.

Ponto essencial para controle do vírus, a vacinação acontece em Aracaju desde janeiro desde ano e, entre os profissionais avidamente envolvidos está a vacinadora Fabiane Helena. Técnica em enfermagem, ela iniciou sua atuação na área da saúde quase que no mesmo período em que a pandemia chegou ao Brasil. Até alguns anos antes, ela atuava num escritório, no setor administrativo, e a perda do marido a fez se dedicar aos estudos para ajudar a salvar a vida de outras pessoas.

“Sou uma das responsáveis por levar doses de esperança para as pessoas, através da vacina que tem salvado vidas e, ao longo de todo esse processo reafirmo a minha escolha pela área da saúde. Durante toda a campanha trabalhei no drive-thru da Sementeira e cada carro que chega é uma história que carrega, são pessoas que tiveram sua trajetória tocada pela pandemia, de alguma forma. Passei por muitos momentos desafiadores, mas também tive muitas trocas de carinho com as pessoas que vieram se vacinar. O que mais me motiva é ver a emoção no olhar do outro, a gratidão pelo trabalho que a gente exerce, e isso não tem preço, só confirma a minha escolha pela área da saúde”, conta Fabiane.

Enquanto o trabalho de alguns servidores está mais aparente pela proximidade com os cidadãos, por trás de máquinas, outros profissionais do Município utilizam os recursos que a tecnologia oferece para facilitar a rotina dos aracajuanos.

Um dos exemplos disso é a criação do AjuInteligente, sistema desenvolvido por servidores municipais da Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação (Cogetin) e que concentra mais de 900 serviços que podem ser acessados 24 horas por dia, sem que o cidadão precise sair de casa. Neste ano, a plataforma chegou a receber o Troféu OnDoc, na categoria Transformação.

Um dos envolvidos no desenvolvimento da experiência exitosa é o coordenador da Cogetin, Cláudio Luiz da Silva, economista por formação e que, mesmo aposentado, segue atuando na administração pública na área de Tecnologia da Informação.

“É um trabalho de equipe que, mesmo eu tendo tantos anos na área pública, me ensina muito, todos os dias. Nosso empenho é criar ferramentas que facilitem o trabalho dos servidores e dos cidadãos e, durante a pandemia, isso ficou mais evidente. A princípio, a Tecnologia da Informação é fria. O que se ensina nos bancos da faculdade é somente tecnologia, pouco se ensina sobre a relação da tecnologia com a vida real, sobretudo com o setor público. Então, todos esses anos de aprendizagem eu tento entender como fazer a ponte entre aquilo que é tecnologia e a real necessidade, tanto dos servidores como também dos cidadãos que estão na outra ponta do serviço. A gente está sempre aprendendo e aprendi muito com o desafio de preparar a Prefeitura para ela ter uma tecnologia cada vez mais estável, disponível, segura e de qualidade”, destaca Cláudio.

Durante a pandemia, a Educação teve que se adaptar ao distanciamento que levou à suspensão das aulas presenciais por 17 meses, um desafio a mais, tanto para os alunos, como também para os professores que tiverem que encontrar meios de estar junto, mesmo distante dos encontros na escola. Após esse período, em meados do mês de setembro deste ano, as aulas foram retomadas com novas metas a serem cumpridas.

Professora da Sala de Recursos Multifuncionais voltada para a educação inclusiva, Ana Angélica Pinheiro atua na rede municipal desde 2010 e a paixão pelo ensino foi o que a levou à pedagogia. Durante o período de suspensão das aulas presenciais, ela precisou criar mecanismos para continuar auxiliando seus alunos para que não perdessem a evolução que vinham tendo, antes da pandemia.

“Atuar na educação inclusiva é uma realização a mais na minha vida porque é ver alguém conseguindo fazer coisas que algumas pessoas dizem que não conseguiria. Durante a pandemia, acabei recebendo alunos com os quais nunca havia trabalhado, ou seja, à distância, eu tive o desafio de atendê-los. Ao contrário dos demais alunos, os da educação especial precisam de formas diferenciadas de estímulo, então, tive de confeccionar materiais e gravei vídeos para as famílias ensinando como trabalhar com esses meninos e meninas em casa. Foi a coisa mais linda porque deu muito certo. Acabei me aproximando mais ainda das famílias e os pais puderam acompanhar de mais perto a evolução dos filhos, assim, eles puderam observar as potencialidades das crianças que muitas vezes não acreditavam. Ser professora é se reinventar, é superar e sou muito realizada por ter escolhido a educação como caminho”, declara Ana.

Na retomada das atividades por toda a cidade, o turismo e demais serviços de manutenção e cuidado foram impulsionados. Um dos braços desse trabalho é visto em locais como os parques e orlas da capital, administrados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Sobre esse trabalho, o diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro, entende bem. Há 12 anos como servidor da Prefeitura, ele assumiu a diretoria no momento em que ela foi criada, assim que a Prefeitura de Aracaju assumiu a administração da Orla da Atalaia, em março do ano passado, e outras áreas litorâneas, antes dirigidas pelo Governo do Estado.

“Foi um desafio porque foi a instalação de uma nova diretoria, com novos métodos a serem implantados, ou seja, nós criamos um modelo de gestão. Continuamos atuando, tanto na limpeza dos espaços, como também na administração junto aos permissionários e melhorias, a exemplo de revitalizações e construção de novos espaços. Minha formação é na área de Direito, mas me especializei em gestão pública e ao longo desses 12 anos compreendi o papel do servidor que é justamente o de servir a população e servir para melhorar a vida das pessoas, este é o nosso compromisso diário. Trabalhamos para a manutenção da cidade, no entanto, nosso foco é dar qualidade aos serviços com vistas aos benefícios que podem gerar à população”, completa José Olino.

AAN

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