Após dois meses da implementação da pesquisa de qualidade sobre o serviço ofertado no Hospital Municipal Desembargador Fernando Franco, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), registrou um aumento na nota geral de usuários e acompanhantes. Comparado com o primeiro mês, a nota geral passou de 7,33 para 7,52.
“Esse aumento demonstra o nosso esforço em sempre tentar ouvir nossos usuários. A partir do primeiro mês, conseguimos ter acesso às avaliações das pessoas que utilizam o serviço e, com base nesses resultados, conseguimos fazer melhorias mais precisas. Ainda há muito a ser feito, mas com essa ferramenta, acreditamos que poderemos promover melhorias com mais eficiência”, pontua a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SMS, Cláudia Pardo.
Até o fechamento do segundo mês da pesquisa, 117 pessoas responderam ao questionário. Dessas, 87 avaliaram o atendimento e o acolhimento do serviço de triagem do Hospital Fernando Franco como “muito bom” ou “bom”; 84 pessoas marcaram a mesma avaliação para o atendimento e acompanhamento médico e 78 para equipe de enfermagem.
Outro índice que merece atenção é “recomendação dos serviços”. Das 116 respostas até o momento, 83 pessoas (71,6%) recomendam o hospital. Para ter acesso à pesquisa, o usuário ou acompanhante deve apontar a câmera do celular em uma das placas com QR code distribuídas pelo hospital. Após esse passo, o usuário será direcionado para a página da pesquisa.
Além dos itens citados, também é possível avaliar o atendimento pediátrico, ortopédico, cirúrgico, medicação rápida, exames laboratoriais, radiografia, ultrassonografia, eletrocardiograma e internamento.
AAN