Na segunda-feira (16), a Prefeitura de Aracaju disponibilizou, no perfil @prefaracaju, no Instagram, uma caixa de perguntas para que a população pudesse enviar suas principais dúvidas a respeito da campanha de imunização contra a covid-19 na capital sergipana.
Abaixo, listamos os questionamentos mais frequentes e os respectivos esclarecimentos.
Como posso fazer o cadastro para vacinação?
Acesse o site https://aracajusms.voipy.com.br/sisvacinacao ou clicar no banner “Cadastro para Vacina”, situado no parte superior do Portal da Prefeitura e depois clicar em “Cadastro para Vacina”. Na tela inicial da plataforma, os usuários que vão efetuar o cadastro precisam clicar em “Ir para o formulário”. Já quem deseja consultar a solicitação deve clicar em “Consultar”.
Na parte inferior da tela, é necessário anexar os documentos solicitados. Além do envio das fotos frente e verso do documento de identificação e do comprovante de residência (clicando em “Selecione”) é preciso anexar os comprovantes de acordo com a categoria a qual o usuário pertence, como relatório médico para pessoas com comorbidades, por exemplo. Essa inclusão deve ser feita clicando em “Anexar arquivo” e, novamente, em “Selecione”. Após a inclusão dos documentos, é preciso clicar na caixinha de seleção “Li e concordo…” e, depois, no botão azul “Enviar Formulário”.
O cadastro também é necessário para pontos fixos?
Não. Nesses locais, basta levar o documento de identificação com foto, comprovante de residência de Aracaju.
Perdi o dia da vacina porque estava doente ou trabalhando, o que eu faço?
Para receber a vacina, será preciso fazer um cadastro da repescagem no site VacinAju e aguardar a liberação do código. Quem não tem acesso ao VacinAju, pode solicitar o cadastro em uma UBS. Quem já fez contato por e-mail, deve aguardar a resposta por e-mail.
Preciso de código para tomar a segunda dose?
Não. Apenas o cartão de vacina é obrigatório.
Preciso tomar a segunda dose no mesmo local da primeira?
Não. Basta se dirigir a um dos pontos que estejam aplicando a segunda dose referente ao mesmo imunizante da primeira.
Posso tomar a 1ª dose em outro lugar e a 2ª dose em Aracaju?
É preciso fazer um cadastro para a 2ª dose no site, anexando os documentos necessários: cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Aracaju.
Perdi o cartão de vacina, e agora?
Dirija-se a uma UBS e informe a situação, que os profissionais vão imprimir o cartão de vacina digital. O acesso pode ser pelo portal da saúde, no site da Prefeitura ou no app Mais Saúde Cidadão.
Quais os comprovantes de residência aceitos?
-Fatura de: água, energia, cartão de crédito, internet fixa, telefone;
-Contrato de aluguel reconhecido em cartório
-Declaração recente do IR
-Boleto de IPTU ou IPVA
-Boleto de mensalidade ou declaração da Universidade/Faculdade/Escola comprovando que a pessoa resida na capital
-Comprovantes de residência em nome dos pais, cônjuge (mediante apresentação de documento que comprove a filiação, casamento ou união estável)
Posso tomar vacina contra covid quanto tempo após ter alguma síndrome gripal?
30 dias depois.
Qual prazo devo respeitar entre a dose de covid e outras vacinas?
15 dias.
Qual prazo para tomar a 2 dose? Como sei qual a minha data?
No caso da CoronaVac, o prazo é de 28 dias. Já a AstraZeneca pede um intervalo de 90 dias, no entanto, em Aracaju, a segunda está sendo antecipada para quem tomou a primeira até o dia 31 maio. A Pfizer segue o mesmo prazo da AstraZeneca e a segunda dose também está sendo antecipada para quem tomou a primeira até o dia 27 de maio.
Como posso saber os pontos de vacinação e qual a faixa etária de cada dia?
Diariamente, a Prefeitura publiciza o balanço da vacinação e informações a respeito das etapas da campanha de imunização, e utiliza as redes sociais para ampliar essa comunicação.
Todo mundo pode antecipar a segunda dose? Isso prejudica a eficácia?
Cada laboratório orienta a respeito do intervalo mínimo e máximo entre uma dose e outra. Tanto o laboratório da AstraZeneca como o da Pfizer orientam o período mínimo de 21 dias entre uma dose e outra. De acordo com esses laboratórios, a eficácia divulgada foi baseada nos testes realizados dentro desse intervalo.
Como gestantes, puérperas e lactantes podem se vacinar?
Podem se vacinar todas as mulheres nessas condições acima de 18 anos, mesmo sem comorbidades, em um local com atendimento prioritário no Auditório da Escola Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos.
Para isso, também é necessário a apresentação do código, liberado mediante cadastro no https://aracajusms.voipy.com.br/sisvacinacao.
Não posso escolher qual vacina quero tomar? Qual motivo?
Primeiro que todas as vacinas aplicadas no Brasil são comprovadamente seguras e eficazes. Além disso, é preciso aumentar a cobertura vacinal porque somente com a maior parte da população vacinada será possível barrar a evolução do vírus e a escolha da vacina atrasa esse processo. Por fim e não menos importante, a vacina salva vidas e essa responsabilidade é coletiva.
Já podemos deixar de usar máscara?
Não. As medidas só poderão ser dispensadas quando a pandemia estiver totalmente sob controle, com a maior parte da população vacinada com as duas doses e quando houver, de fato, o bloqueio do vírus, ou seja, quando não tiver o surgimento de variantes.
Por que surgem variantes?
Porque o vírus quer sobreviver, então, se ele sobrevive contaminando pessoas e começa a encontrar dificuldade, ele tenta mudar sua genética para se transformar em um vírus mais agressivo para poder encontrar espaço, mesmo nas pessoas que estão vacinadas. Daí que mora a extrema importância de manter as medidas preventivas.
AAN