Fazer o descarte correto de resíduos sólidos é fundamental para auxiliar na preservação do meio ambiente e evitar a proliferação de doenças. Na capital sergipana, os cidadãos que possuem materiais sem serventia em casa podem descartá-los com segurança utilizando os serviços do programa Cata-treco, executado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Além de seguir um cronograma definido, as equipes atendem às solicitações da população por meio da ouvidoria da Emsurb. Do início do ano até a última segunda-feira (26), foram registradas 576 solicitações. O objetivo do programa é recolher objetos inservíveis que ocupam espaço e acumulam sujeira nos quintais dos cidadãos, evitando que esses materiais sejam descartados irregularmente nas ruas, avenidas e terrenos baldios da cidade.
Moradora do bairro Lamarão, Maria José Batista da Cruz utilizou o serviço e destacou a sua importância, sobretudo para evitar o aparecimento de animais indesejados. “É muito importante porque as coisas que não presta mais a gente descarta. Com isso, não junta rato e nem outros bichos”, afirma.
O cobrador Joselito Dantas, também morador do Lamarão, conta que fez o descarte de uma televisão antiga que poderia causar acidentes em sua casa. “Essa televisão que eu acabei de descartar é muito grande e eu não sabia onde colocar porque é uma televisão de tubo que podia estourar e acabar machucando alguém. A importância é grande porque a gente tem esses materiais em casa e a gente não sabe como lidar com eles, onde vai guardar, porque pode provocar um acidente”, pontua.
A moradora Enedina Vieira Santana, por sua vez, destacou que o Cata-treco também facilita o descarte dos materiais por ser gratuito. “É muito importante por conta da limpeza. Às vezes a gente tem os entulhos, não tem como descartar e eles ficam entulhando no fundo da casa, criando inseto. Antes, a gente tinha que pagar carroça quando tem muito para retirar, mas assim a gente não paga nada, é muito bom”, explica.
Já Rosalina Batista de Jesus conta que soube da passagem do Cata-treco pelo seu bairro no momento em que as equipes chegaram, mas correu para aproveitar. “Eu não sabia que era hoje, estava tomando café e escutei, então aproveitei para descartar um colchão. Ajuda bastante porque tem gente que joga na rua, mas aí dá problema nos esgotos. Quando eu for jogar agora da próxima vez vou ficar ligada pra quando passar”, destaca.
Como aproveitar
As equipes do programa Cata-treco seguem uma programação diária de deslocamentos pela cidade. Os moradores interessados em utilizar o serviço devem deixar seus objetos na porta das suas residências, a partir das 8h, quando as equipes da Empresa Municipal iniciam a coleta.
A programação é divulgada diariamente no site da Prefeitura de Aracaju e nas redes sociais. Além de cumprir um roteiro definido, as equipes também atendem a solicitações dos cidadãos. Para a comunidade acionar esse serviço e solicitar a visita do caminhão de coleta, basta ligar para a Ouvidoria da Emsurb, por meio do telefone (79) 3021-9914.
AAN