Na manhã desta segunda-feira (16), ocorreu um acidente com um cilindro de Oxigênio nas dependências do Hospital Universitário de Aracaju (HU-UFS). A explosão aconteceu por volta das 10h15min nas proximidades da Maternidade do Hospital. De acordo com informações, o aumento da pressão na canalização do oxigênio provocou a acidente.
Os funcionários Alex Fabiano Santana Lima e Leonardo Santana foram atingidos pela explosão, eles foram prontamente atendidos pela equipe médica do Hospital e pela Brigada de Incêndio, que socorreu os feridos e conteve os ânimos de pacientes e funcionários que queriam chegar mais perto.
Alex Fabiano teve ferimentos no tórax, ele foi submetido a procedimento cirúrgico para retirada de estilhaços de cobre e permanece internado, em observação. Leonardo teve queimaduras no braços e segue com zumbido nos dois ouvidos. Os dois seguem em estado de choque.
Helba Rocha, coordenadora do SINTUFS e integrante da Brigada de Incêndio do HU, esteve no local juntamente com demais integrantes da Coordenação. Ela afirma que o atendimento aos funcionários aconteceu de forma célere, mas lamenta a gravidade do acidente.
“Olha, recebemos informação de que o procedimento que eles estavam fazendo pode ser realizado em período de menor movimento, preferencialmente no turno da noite. O espaço onde ocorreu a explosão tem um grande fluxo de pacientes e funcionários, poderia ter ocorrido uma tragédia maior”, frisou.
Helba também questionou a ausência de assistência por parte da empresa MDS Serviços, responsável pela contratação de Leonardo Santana. “Até o momento a empresa não deu qualquer cobertura. É um funcionário que alegou estar cadastrado como “Serviços Gerais”, que não recebe Adicional de Periculosidade na carteira, em um serviço que claramente oferece perigos como esta explosão”, afirmou.
Jornalista Responsável: Henrique Maynart. (MTE 2276)