A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realizou nos bairros Coroa do Meio e Atalaia, situados na zona Sul, um dos maiores investimentos em obras de drenagem e pavimentação asfáltica dos últimos tempos.
São 46 ruas devidamente drenadas e pavimentadas, sendo 16 delas entregues recentemente, totalizando, até o momento, mais de R$28 milhões, investimento que não só transformou para melhor o visual da localidade, mas o mais importante: cumpriu com a sua função social de promover mais qualidade de vida aos moradores.
“Aqui na Coroa do Meio eu moro há mais de dez anos. Nessa rua Gervásio de Souza eu moro há dois anos e lembro que, antigamente, quando chovia, a gente nem podia atravessar a rua, porque ficava tudo alagado. A rua toda era esburacada, tinha que fazer zigue-zague para passar. Agora está muito bom, mais arrumado. Aprovei”, elogiou a moradora Maria Alcione Santos, de 50 anos.
Flávio Ramos Santana, 61, também mora na rua Gervásio de Souza. Ele conta que chegou na Coroa do Meio há 30 anos e montou um ponto comercial do ramo de assistência técnica em eletrodomésticos, um dos mais conhecidos da região. Ao falar das épocas dos alagamentos, ele diz não ter boas recordações.
“Aqui era lama pura. Época de chuva, então, um sofrimento. Alagava tudo! Perdi muitos objetos dos clientes e tomei muito prejuízo. A rua toda era desvalorizada, parecia que a gente morava num chiqueiro, era terrível. Com essa pavimentação, está tudo decente, estou mais satisfeito. Antes até havia uma precária pavimentação, mas foi arrancada e colocada uma novinha. Agora, estamos mais satisfeitos. Ficou legal. Acredito até que valorizou os nossos imóveis”, disse Flávio, satisfeito.
Na rua Benedito Guedes, ainda na Coroa do Meio, mora a aposentada Irami de Souza Dias, 70. Ela também é testemunha das recentes melhorias que a Prefeitura implementou recentemente no bairro. “Sempre queria que esse tipo de obra acontecesse, porque inundava tudo aqui quando chovia, era uma situação muito ruim, sem contar os buracos. Agora, estou muito satisfeita, não só eu, mas todos os moradores do bairro, porque deu muita valorização aos imóveis. Gostei muito”, destaca.
O comerciante Pedro Vieira Costa, morador do bairro há 25 anos, já percebeu que a obra de pavimentação não só acabou com os alagamentos, mas impulsionou as vendas de sua mercearia.
“Aqui enchia tudo, bastava se formar uma nuvem carregada que já enchia tudo. Recentemente choveu forte aqui e, por enquanto, após as obras de pavimentação, não tivemos enchentes. O primeiro teste já passou. Agora está cem por cento, visto o que era antes, ficou bem melhor, até as vendas melhoraram”, relatou.
ServiçosOs serviços foram pautados na limpeza da rede de drenagem pluvial existente, execução de terraplenagem, construção de canais, implantação de meio-fio de concreto, além de pavimentação asfáltica.
De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, as obras estão prontas, faltam apenas concluir as pinturas das faixas de trânsito das 16 ruas que recentemente receberam a camada de asfalto.
“O objetivo é finalizar agora em agosto. A Coroa do Meio recebeu, nesta gestão, a maior extensão de ruas asfaltadas. O trecho da Atalaia já foi entregue no final do ano passado. Afirmo que os bairros Atalaia e Coroa do Meio passam por uma grande transformação urbanística”, destacou o gestor.
AAN