Como forma de ultrapassar mais um momento de crise causado pela pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), além de avançar na campanha de vacinação, tem ampliado a rede de testagem para diagnóstico da covid-19, com o programa TestAju.
Nesta sexta-feira, 12, o espaço de testagem foi montado ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Hardmam Côrtes, no bairro Soledade. A medida tem aumentado a sensação de segurança entre aracajuanos, uma vez que permite um maior entendimento e controle da circulação do vírus.
A escolha dos espaços públicos para a elaboração do cronograma leva em consideração o cenário epidemiológico dos bairros da cidade, a partir do qual se consegue visualizar, por meio do monitoramento, os números de casos por bairro.
Ao chegar no local, o cidadão recebe uma senha e, quando chamado, a partir da ordem de chegada, realiza um cadastro, a partir do qual a SMS será notificada sobre se o paciente encontra assintomático ou não. Depois, a equipe cria a etiqueta de identificação, com nome, data de nascimento e dia da coleta, entre outros dados que permitam o monitoramento.
Em seguida, a coleta é feita através do swab (cotonete de haste longa), utilizado para testes RT-PCR. O material retirado, o DNA, é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), que analisará a amostra. O tempo médio para entrega da análise fica entre 3 e 5 dias.
O aracajuano pode verificar o resultado do teste por meio da plataforma digital AjuInteligente ou por telefone, pelo número 0800-729-3534, opção 1.
O serviço tem sido prestado três vezes na semana, segundas, quartas e sextas-feiras, com em média 200 coletas realizadas por dia.
O agente policial Elinesio Eliseu foi um dos primeiros a chegar. “Eu vim com três colegas de trabalho, pois a nossa chefe testou positivo. Então, para proteger nossa família e outros colegas de trabalho, viemos fazer o teste. É muito importante manter esse controle sobre os casos”, diz.
O motorista Daniel Reis ficou feliz com a logística implementada pela administração municipal. “O atendimento foi excelente, tudo muito bem organizado. A iniciativa é muito válida. Espero que as pessoas contribuam, tomando todos os cuidados, cumprindo o isolamento e usando máscara”, afirma.
A ideia de que todos devem contribuir para que mais esse momento difícil seja ultrapassado também é defendida pela professora Andréia Gomes. “A ampliação dos testes traz mais segurança para a população. Mas todos precisam se conscientizar, vir até o local de testagem, para protegerem não só a si mesmos, mas a comunidade. O processo aqui foi célere, com tudo bem controlado, ressalta.
O que move aqueles que procuram pelos testes é a busca por uma sensação de segurança, uma vez que o conhecimento da possível contaminação pode permitir a quebra da cadeia de transmissão.
“Eu acho bastante válido esse projeto que o Município está praticando. Eu me sinto mais seguro, porque, caso eu esteja com o vírus, poderei redobrar os cuidados para tentar me proteger, os meus familiares e consequentemente a comunidade”, ressalta o atendente de Telemarketing Yago Melo.
AAN