Operações de baixa e média complexidade podem ser realizadas mediante agendamento.
O público comerciário que faz uso do atendimento odontológico do Sesc Sergipe dispõe de mais uma opção de serviço: a cirurgia para a retirada dos sisos. A operação, que é uma das mais conhecidas quando se fala em cirurgias dentárias, também é realizada no consultório odontológico na sede do Sesc Sergipe.
Vale lembrar que a estrutura do local está em conformidade com as determinações de combate à COVID-19, com as salas separadas por vidros, bem como todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para o enfrentamento da pandemia.
Suprindo a demanda
A diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, explicou que as cirurgias de extração de siso, assim como o serviço de clareamento foram oferecidos ao perceber que havia procura pelo serviço. “Notamos que tínhamos uma demanda reprimida de pacientes nossos que procuravam o serviço e que acabávamos direcionando para outros locais, por não fazermos a extração do siso aqui”, detalhou Aparecida.
Notamos que tínhamos uma demanda reprimida de pacientes nossos que procuravam o serviço”, enfatizou a diretora Aparecida.
A coordenadora de Saúde Bucal do Sesc Sergipe, Laura Ramos, detalhou que houve a aquisição de novos equipamentos para poder realizar a cirurgia. “Não fazíamos porque não tínhamos uma bomba a vácuo, que é um material de extrema importância para cirurgias desse tipo. Assim que este item chegou, mediante reuniões com a coordenação de saúde e a direção regional, vimos que tínhamos público para realizar este tipo de procedimento e a diretora providenciou a compra do equipamento”, explicou Laura.
Marcamos logo no início da manhã para que, caso haja alguma intercorrência na cirurgia que faça demorar mais, diz Laura.
As cirurgias de extração de sisos são as primeiras do dia. “O tempo de operação é de cerca de uma hora. Marcamos logo no início da manhã para que, caso haja alguma intercorrência na cirurgia que faça demorar mais, não interfira nos atendimentos das outras pessoas que vem depois”, reforça Laura.
Análise e procedimento
O cirurgião-dentista André Fortes, responsável pelas cirurgias de extração dos sisos, explica que no local são realizadas as cirurgias de baixa e média complexidade. “O siso é um dente que pode ser fácil de extrair ou muito difícil. Há cirurgias onde ele é retirado em cinco minutos, mas há casos muito raros onde ele é retirado somente em centro cirúrgico”, explica.
São considerados procedimentos de baixa complexidade os sisos que já estão em boca, completamente visíveis. Já os de média são aqueles que estão parcial ou totalmente dentro da gengiva.
André revela ainda que há casos onde não é necessária a retirada e também possíveis exceções. “Em algumas pessoas os sisos nem chegam a nascer e às vezes ficam ali inertes, sem precisar extrair. No entanto, em alguns pacientes em que o dente está incluso, forma um cisto e temos que retirar o dente, o cisto e mandar para biópsia, mas é algo mais raro”, detalha.
Para saber quando é necessária a retirada, além de casos mais evidentes (como quando o paciente sente alguma dor decorrente do dente estar incluso) é realizado um acompanhamento, que é feito no próprio odontológico do Sesc.
“Primeiro a pessoa entra em contato com a nossa recepção, sendo orientado a vir buscar o encaminhamento para a radiografia. Caso a pessoa já tenha o exame de imagem, pode informar e agendar a consulta”, lembra Laura.
“Para quem faz o acompanhamento desde cedo, a partir de uns 15, 16 anos de idade, a gente já começa a pesquisar para ver se esse siso terá espaço em boca ou não para erupcionar”, completa André. O comerciário e/ou dependente que quiser mais informações pode obtê-las pelo telefone (79) 3216-2723.
Trabalho aprovado
Quem fez uso do serviço de extração de sisos aprovou, foi o caso da assistente administrativa Letícia Prado, que descobriu a necessidade da retirada de um dos sisos por meio do serviço odontológico do Sesc.
“Já fazia acompanhamento periódico até que foi solicitada a radiografia, que identificou a necessidade da extração. Decidi fazer por já conhecer os tratamentos do Sesc. O Dr. André foi muito atencioso, perguntou o tempo todo se eu estava bem e me esclareceu tudo quanto ao pós-operatório. Inclusive, anteriormente já extraí um siso em outro lugar e não tive essa atenção por parte do dentista”, ressalta Letícia.

sesc-se